A biblioteconomia como forma de ativismo político e social
Palavras-chave:
Biblioteconomia, Ativismo Político e Social, EntrevistaResumo
Lembremos, antes de mais, que a Biblioteconomia Social é esta visão necessária que o profissional da informação deve ter hoje, no meio onde se encontra, a partir do seu ativismo em prol da comunidade - sobretudo das comunidades mais desfavorecidas ou vulneráveis - questionando muitos termos da biblioteconomia tradicional - em termos da sua estrutura. A sua episteme e praxis devem ser adaptadas para prestar sempre os melhores serviços, porque a biblioteconomia É social por natureza. Os locais de intervenção estão quase sempre relacionados com as bibliotecas públicas, mas não estão apenas afectos a estes espaços. De acordo com a pergunta que me faz, estabelecer um local de intervenção numa biblioteca universitária, por exemplo, é refletir: qual é a minha comunidade vulnerável na minha universidade ou na minha faculdade? Não só pela raça, religião, orientação sexual, mas também pelas necessidades de informação. Por exemplo, na biblioteca onde trabalho, a Faculdade de Medicina Dentária, há necessidades de informação não satisfeitas da comunidade de assistentes dentários. Estes representam a comunidade mais vulnerável porque são os mais pequenos. Com base em estudos anteriores que realizámos, gerimos os recursos de informação mais relevantes, em espanhol, para essa comunidade. Esta é a forma de transformar: identificar a comunidade, planear recursos e serviços para os implementar com sucesso.
Downloads
Referências
DÍAZ JATUF, Julio. Bibliotecología como forma de activismo político y social. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 73-79, jan./jun. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Essa licença permite que o conteúdo seja compartilhado, remixado, adaptado e reutilizado em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuída a devida autoria ao criador original.