A biblioteconomia como forma de ativismo político e social

Autores

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Ativismo Político e Social, Entrevista

Resumo

Lembremos, antes de mais, que a Biblioteconomia Social é esta visão necessária que o profissional da informação deve ter hoje, no meio onde se encontra, a partir do seu ativismo em prol da comunidade - sobretudo das comunidades mais desfavorecidas ou vulneráveis - questionando muitos termos da biblioteconomia tradicional - em termos da sua estrutura. A sua episteme e praxis devem ser adaptadas para prestar sempre os melhores serviços, porque a biblioteconomia É social por natureza. Os locais de intervenção estão quase sempre relacionados com as bibliotecas públicas, mas não estão apenas afectos a estes espaços. De acordo com a pergunta que me faz, estabelecer um local de intervenção numa biblioteca universitária, por exemplo, é refletir: qual é a minha comunidade vulnerável na minha universidade ou na minha faculdade? Não só pela raça, religião, orientação sexual, mas também pelas necessidades de informação. Por exemplo, na biblioteca onde trabalho, a Faculdade de Medicina Dentária, há necessidades de informação não satisfeitas da comunidade de assistentes dentários. Estes representam a comunidade mais vulnerável porque são os mais pequenos. Com base em estudos anteriores que realizámos, gerimos os recursos de informação mais relevantes, em espanhol, para essa comunidade. Esta é a forma de transformar: identificar a comunidade, planear recursos e serviços para os implementar com sucesso.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julio Díaz Jatuf, University of Buenos Aires

    Magister y Profesor en Bibliotecología y Cienciade la Información Universidad de Buenos Aires.

  • Carla Pedrosa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Periodista de la Biblioteca Universitária UFMG Magister en Ciencia de la Información Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

DÍAZ JATUF, Julio. Bibliotecología como forma de activismo político y social. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 73-79, jan./jun. 2017.

Downloads

Publicado

03/07/2025

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

A biblioteconomia como forma de ativismo político e social. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 73–79, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3116. Acesso em: 15 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 53

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.