Competência informacional no Portal de Periódicos da Capes: uma análise a partir dos treinamentos de uso

Autores

Palavras-chave:

Portal de Periódicos da Capes, Competência informacional, Avaliação, Educação superior, Treinamento de usuários

Resumo

Pesquisa qualitativa que teve por objetivo verificar o impacto dos treinamentos no uso do Portal de Periódicos da Capes no nível da competência informacional dos discentes. Para o desenvolvimento do trabalho, partiu-se de uma revisão de literatura sobre o Portal de Periódicos da Capes e as ações promovidas pela Biblioteca Universitária da UFMG no sentido de promover o desenvolvimento no acesso e uso do Portal de Periódicos da Capes. Em seguida, a pesquisa apresenta como fundamentação teórica os estudos sobre competência informacional, recuperação da informação e construção de estratégias de busca. A amostra da pesquisa foi formada, na primeira etapa, teste pré-treinamento, por 14 alunos que se inscreveram voluntariamente nos treinamentos de pesquisa/uso do Portal de Periódicos da Capes oferecidos à comunidade UFMG. Após o teste pré-treinamento, o estudantes passaram por uma sessão única de instrução. Participaram da segunda etapa da pesquisa, teste pós-treinamento e entrevistas, sete dos 14 alunos participantes da etapa inicial. A coleta de dados foi realizada por meio de observações com gravações da tela do computador no teste pré-treinamento e duas semanas após, novamente observações com a respectiva gravação de tela e entrevistas. Os dados foram obtidos e analisados com base no segundo padrão da norma da ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Os resultados levaram à conclusão de que a participação em sessões de treinamento influencia positivamente na obtenção e desenvolvimento da competência informacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestrado em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Referências

ALMEIDA, Fernanda Gomes. Competência informacional no Portal de Periódicos da Capes: uma análise a partir dos treinamentos de uso. 191f. Dissertação(Mestrado em Ciência da Informação) –Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

Downloads

Publicado

26.06.2017

Edição

Seção

Pesquisa em Foco

Como Citar

ALMEIDA, Fernanda Gomes. Competência informacional no Portal de Periódicos da Capes: uma análise a partir dos treinamentos de uso. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 70–71, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3104. Acesso em: 7 dez. 2025.