Estudo cênico-musical e edição da Abertura, Coro de introdução do Primeiro Ato, Grande cena e Final da grande cena da opereta A Princesa do Catete, de Euclides Fonseca (1854-1929)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2.2.2024.54092

Palavras-chave:

A Princesa do Catete, Euclides Fonseca, Carneiro Vilela, Canto em português, Opereta de câmara

Resumo

Este trabalho versa sobre um excerto da opereta de câmara A Princesa do Catete de Euclides Fonseca (1854-1929), composta sobre libreto de Carneiro Vilela (1846-1913), mais especificamente sobre a Abertura e seus três primeiros números. Dados sobre a gênese dessa obra e uma organização cênica proposta por esta autora se configuram nas questões principais que estruturam esta pesquisa. Completam este trabalho a apresentação de uma Edição de performance, seguida de aparato crítico que aponta questões e soluções provenientes da observação da partitura manuscrita autógrafa, pertencente ao Instituto Ricardo Brennand – IRB, localizado no Recife, PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- Livros

ANDREDE FILHO, Marcos de. A Princesa do Catete. Euclides Fonseca-Carneiro Vilela: Libreto restaurado. Recife, PE, 2019.

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX - Teoria e práticas editoriais. 2ª edição revisada, 2017.

MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª ed. Brasília: Musimed, 1996.

MELLO, Guilherme Theodoro Pereira de. A música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1991.

PARKER, Roger; ABBATE, Carolyn. Uma história da ópera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

- Artigos

BORÉM, Fausto. mAAVm: um Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música e suas Ferramentas. Belo Horizonte: UFMG (Texto ainda não publicado), 25p, 2019.

- Tese

LUCENA FILHO, Márcio. Carneiro Vilela: Língua de ‘navalha’ e pena de ‘ponta de faca’. Tese de Doutorado em História. Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

PEIXOTO, Melina de Lima. A opereta A Princesa do Catete, de Euclides Fonseca (1854-1929): estudo cênico-musical e edição. Tese de Doutorado em Música. Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UFMG. Belo Horizonte, 2023.

- Trabalho em Anais de Evento

FIGUEIREDO, Carmen Lúcia; CHAUVIN, Jean Pierre Chauvin; GENS, Rosa Maria de Carvalho. Belle Époque: a cidade e as experiências da modernidade em arte e literatura. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC – Textualidades Contemporâneas, Rio de Janeiro, 2017.

- Partitura

FONSECA, Euclides de Aquino. A Princesa do Catete, opereta cômica em três atos; vozes, piano e pequena banda. 167p. Disponível em: Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello, Instituto Ricardo Brennand – IRB, Recife, PE. Partitura manuscrita.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Peixoto, M. de L. (2024). Estudo cênico-musical e edição da Abertura, Coro de introdução do Primeiro Ato, Grande cena e Final da grande cena da opereta A Princesa do Catete, de Euclides Fonseca (1854-1929). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(1), 1–76. https://doi.org/10.35699/2.2.2024.54092

Edição

Seção

Artigos