A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INFORMALIDADE E O DISTANCIAMENTO DO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.32933Palavras-chave:
Precarização do Trabalho, Professor, Educação FísicaResumo
Resulta de uma investigação realizada com licenciados em Educação Física que atuam em diversos setores de trabalho dessa área de conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa foi averiguar se a precarização do trabalho na Educação Física tende a distanciar os professores dos setores relacionados ao terreno pedagógico escolar. Justificou-se a investigação com suporte nas transformações ocorridas na Educação Física e no mundo do trabalho, em que se percebem mudanças no status docente, na relação entre sociedade e Educação Física, bem como é notória uma precarização do trabalho em todos os setores deste locus do saber parcialmente ordenado. O estudo foi realizado por meio de uma busca de campo, efetuada com 15 licenciados em Educação Física atuantes no Município de Iguatu - CE. O instrumento utilizado na recolha de dados foi a entrevista semiestruturada, tendo-se recorrido, para exame dos indicadores, ao método histórico dialético, pois entende-se que o citado recurso possibilita enxergar o fenômeno investigado mais a fundo, procurando descobrir o que está por trás das aparências do objeto investigado. Nos achados, percebeu-se, de maneira geral, que os licenciados estão buscando setores laborais fora do contexto escolar por motivos associados a melhores salários e afinidade com a área da saúde-fitness. Constatou-se que os professores, em sua maioria, tendem a escolher a escola como local de trabalho, unicamente por fatores ligados à estabilidade financeira.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do Trabalho: ensaios sobre a negação e afirmação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, DE 07 de abril de 2016 disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf acessado em: 18/12/2019.
BOTH, V.J. Crise estrutural do capital, mudanças no mundo do trabalho e suas mediações na Educação Física. Revista Motrivivência, Ano XXIII, Nº 36, P. 45-62 Jun./2011.
CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2. ed. Revisada. São Paulo: Cortez, 2009.
FREITAS, H.B. A importância do Espaço Físico e Materiais Pedagógicos para as Aulas de Educação Física na Escola Pública do Município de Unaí – MG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade de Brasília. Faculdade de Educação Física. Curso de Buritis – MG. BURITIS – MG, 2014.
FRIZZO, G.F.E. A Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Escola. 264 f. Orientador: Vicente Molina Neto. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, BR-RS, 2012.
GATTI, B.A. BARRETO, E.S.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOIS JUNIOR, E. LOVISOLO, H.R. A Educação Física e concepções higienistas sobre raça: uma reinterpretação histórica da Educação Física brasileira dos anos de 1930. Rev. Port. Cien. Desp. v.5 n.3. Porto, set. 2005.
LAKATOS, E.M. Fundamentos da metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARX, K. O capital. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Boitempo, 894p. 2011.
MACHADO, L.M.C. Professores e sua Escolha pela Docência. In: Anais Formação de Professores: contexto, sentidos e práticas. XIII Congresso Nacional de Educação. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba Paraná 2019.
MELO, D.S. Profissão Docente: um estudo sobre a desvalorização/valorização da carreira. In: Jornada Baiana de Pedagogia, 26 a 28 de abril de 2016, Ilhéus, Bahia. Disponível em: https://docplayer.com.br/56461973-Profissao-docente-um-estudo-sobre-a-desvalorizacao-valorizacao-da-carreira.html Acessado em: 15/12/2019.
MUSSI, A.A. Profissionalidade Docente: um Olhar sobre a Formação e Condição de Trabalho do Professor da Escola Pública Baiana. Anais: XII Colóquio Nacional e V colóquio Internacional do Museu Pedagógico. 26 a 29 de setembro de 2017.
NOZAKI, H.T. Educação Física e Reordenamento no Mundo do Trabalho: mediações da regulamentação da profissão. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFF, 2004.
OLIVEIRA, Y.F. Educação Física: uma invenção do capitalismo? Anais: IV Seminário Nacional Corpo e Cultura, 25 a 27 de Abril de 2013 - FE/UFG. IV Seminário Nacional Corpo e Cultura FE/UFG abril 25, 2013 – abril 27, 2013.
PATRICIO, J.B. A Influência da Mídia na Academia: reflexos no cotidiano de praticantes de exercícios físicos. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Criciúma, dezembro de 2012.
PRADO, A.F. COUTINHO, J.B. REIS, O.P.O. VILLALBA, O.A. Ser Professor na Contemporaneidade: Desafios da Profissão. Revista Eletrônica - Múltiplo Saber. Vol. 21 N.1 - Julho/Agosto/Setembro, 2013. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/site/revista_eletronica.php?vol=25
RODRIGUES, G.S. MENDES, D.E.S. Infraestrutura para Educação Física Escolar: implicações na prática pedagógica do professor de Educação Física. 2012. Disponível em https://paginas.uepa.br/ccbs/edfisica/files/2012.1/GLEYCIANE_RODRIGUES.pdf Acessado em 15/12/2019.
SAUER, R. LACKS, S. Educação Física e as Problemáticas Significativas do Trabalho Docente. Anais: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte Salvador – Bahia – Brasil 20 a 25 de setembro de 2009.
SANTOS JUNIOR et al. A Base Conceitual Sobre a Formação de Professores e Militantes Culturais. In: COLAVOLPE, C.R.; TAFFAREL, C. N.; e SANTOS JÚNIOR, C.L. (Org.). Trabalho pedagógico e formação de professores militantes culturais: construindo políticas públicas para a Educação Física, esporte e lazer. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 33-46.
SHERER, A. Educação Física e os Mercados de Trabalho no Brasil: quem somos, onde estamos e para onde vamos? In: Formação Profissional em Educação Física e Mundo do Trabalho / FIGUEIREDO, Zenólla Christina Campos. Organizadora. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiano. 266p. 2005.
SILVA, O.O.N. Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: diferenças e semelhanças. Revista Espaço Acadêmico, nº 124, setembro de 2011.
SOARES, C.L. Educação Física: raízes europeias e Brasil/Carmen Lucia Soares; prefácios Denise Bernuzzide Sant'Anna e Dulce Maria Pompeo de Camargo. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. - (Coleção educação contemporânea)
SOUSA, N.V.F. Perfil do Personal Trainer e de Seus Alunos na Cidade de Goianésia e Região. Monografia. Faculdade de Educação Física. Licenciatura em Educação Física – Universidade Federal de Goiás. Goianésia 2013.
SOUSA SOBRINHO, J.P. Formação em Educação Física: uma análise à luz da centralidade do trabalho. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2009.
TAVARES, M.A. Trabalho Informal: os fios (in)visíveis da produção capitalista. Revista outubro. N. 7. 2002. P. 49-60.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.