A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INFORMALIDADE E O DISTANCIAMENTO DO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.32933Palabras clave:
Precarização do Trabalho, Professor, Educação FísicaResumen
This study is the result of an investigation carried out with graduates in physical education who work in various sectors of work in this area of knowledge. The general objective of this research was to find out if the precariousness of work in physical education tends to distance teachers from sectors related to the school pedagogical field. The investigation was justified from the transformations that occurred in physical education and in the world of work, in which changes in the teaching status, in the relationship between society and physical education are perceived, as well as, a precariousness of work in all sectors of this area of education. knowledge. The study was carried out through a field research, carried out with 15 graduates in physical education who work in the municipality of Iguatu - Ce. The instrument used in the data collection was the semi-structured interview, the dialectical historical method was used for data analysis, as it is understood that it makes it possible to see the investigated phenomenon deeper, trying to discover what is behind the appearances of the object under study. In the findings, it was noticed in general, that the graduates are looking for work sectors outside the school context for reasons associated with better salaries and affinity with the health-fitness field. It was found that the majority of teachers tend to choose the school as a preferable place of work solely due to factors related to financial stability.
Referencias
ANTUNES, R. Os sentidos do Trabalho: ensaios sobre a negação e afirmação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, DE 07 de abril de 2016 disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf acessado em: 18/12/2019.
BOTH, V.J. Crise estrutural do capital, mudanças no mundo do trabalho e suas mediações na Educação Física. Revista Motrivivência, Ano XXIII, Nº 36, P. 45-62 Jun./2011.
CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2. ed. Revisada. São Paulo: Cortez, 2009.
FREITAS, H.B. A importância do Espaço Físico e Materiais Pedagógicos para as Aulas de Educação Física na Escola Pública do Município de Unaí – MG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade de Brasília. Faculdade de Educação Física. Curso de Buritis – MG. BURITIS – MG, 2014.
FRIZZO, G.F.E. A Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Escola. 264 f. Orientador: Vicente Molina Neto. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, BR-RS, 2012.
GATTI, B.A. BARRETO, E.S.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOIS JUNIOR, E. LOVISOLO, H.R. A Educação Física e concepções higienistas sobre raça: uma reinterpretação histórica da Educação Física brasileira dos anos de 1930. Rev. Port. Cien. Desp. v.5 n.3. Porto, set. 2005.
LAKATOS, E.M. Fundamentos da metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARX, K. O capital. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Boitempo, 894p. 2011.
MACHADO, L.M.C. Professores e sua Escolha pela Docência. In: Anais Formação de Professores: contexto, sentidos e práticas. XIII Congresso Nacional de Educação. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba Paraná 2019.
MELO, D.S. Profissão Docente: um estudo sobre a desvalorização/valorização da carreira. In: Jornada Baiana de Pedagogia, 26 a 28 de abril de 2016, Ilhéus, Bahia. Disponível em: https://docplayer.com.br/56461973-Profissao-docente-um-estudo-sobre-a-desvalorizacao-valorizacao-da-carreira.html Acessado em: 15/12/2019.
MUSSI, A.A. Profissionalidade Docente: um Olhar sobre a Formação e Condição de Trabalho do Professor da Escola Pública Baiana. Anais: XII Colóquio Nacional e V colóquio Internacional do Museu Pedagógico. 26 a 29 de setembro de 2017.
NOZAKI, H.T. Educação Física e Reordenamento no Mundo do Trabalho: mediações da regulamentação da profissão. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFF, 2004.
OLIVEIRA, Y.F. Educação Física: uma invenção do capitalismo? Anais: IV Seminário Nacional Corpo e Cultura, 25 a 27 de Abril de 2013 - FE/UFG. IV Seminário Nacional Corpo e Cultura FE/UFG abril 25, 2013 – abril 27, 2013.
PATRICIO, J.B. A Influência da Mídia na Academia: reflexos no cotidiano de praticantes de exercícios físicos. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Criciúma, dezembro de 2012.
PRADO, A.F. COUTINHO, J.B. REIS, O.P.O. VILLALBA, O.A. Ser Professor na Contemporaneidade: Desafios da Profissão. Revista Eletrônica - Múltiplo Saber. Vol. 21 N.1 - Julho/Agosto/Setembro, 2013. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/site/revista_eletronica.php?vol=25
RODRIGUES, G.S. MENDES, D.E.S. Infraestrutura para Educação Física Escolar: implicações na prática pedagógica do professor de Educação Física. 2012. Disponível em https://paginas.uepa.br/ccbs/edfisica/files/2012.1/GLEYCIANE_RODRIGUES.pdf Acessado em 15/12/2019.
SAUER, R. LACKS, S. Educação Física e as Problemáticas Significativas do Trabalho Docente. Anais: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte Salvador – Bahia – Brasil 20 a 25 de setembro de 2009.
SANTOS JUNIOR et al. A Base Conceitual Sobre a Formação de Professores e Militantes Culturais. In: COLAVOLPE, C.R.; TAFFAREL, C. N.; e SANTOS JÚNIOR, C.L. (Org.). Trabalho pedagógico e formação de professores militantes culturais: construindo políticas públicas para a Educação Física, esporte e lazer. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 33-46.
SHERER, A. Educação Física e os Mercados de Trabalho no Brasil: quem somos, onde estamos e para onde vamos? In: Formação Profissional em Educação Física e Mundo do Trabalho / FIGUEIREDO, Zenólla Christina Campos. Organizadora. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiano. 266p. 2005.
SILVA, O.O.N. Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: diferenças e semelhanças. Revista Espaço Acadêmico, nº 124, setembro de 2011.
SOARES, C.L. Educação Física: raízes europeias e Brasil/Carmen Lucia Soares; prefácios Denise Bernuzzide Sant'Anna e Dulce Maria Pompeo de Camargo. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. - (Coleção educação contemporânea)
SOUSA, N.V.F. Perfil do Personal Trainer e de Seus Alunos na Cidade de Goianésia e Região. Monografia. Faculdade de Educação Física. Licenciatura em Educação Física – Universidade Federal de Goiás. Goianésia 2013.
SOUSA SOBRINHO, J.P. Formação em Educação Física: uma análise à luz da centralidade do trabalho. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2009.
TAVARES, M.A. Trabalho Informal: os fios (in)visíveis da produção capitalista. Revista outubro. N. 7. 2002. P. 49-60.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Trabalho & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
