O EXERCÍCIO DA PSICOLOGIA EM INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DESAFIOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Milene Mabilde Petracco PUCRS
  • Cristiano Hamann PUCRS
  • Adolfo Pizzinato UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.41978

Palavras-chave:

Educação, Psicologia, Educação e trabalho

Resumo

O presente artigo discute o papel da Psicologia como estratégica na atuação institucional em interface com educação, tendo como ponto de partida o trabalho realizado em um dos campi do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica Sul-rio-grandense (IFSul). A pesquisa, realizada numa perspectiva etnográfica, contou com o acompanhamento do cotidiano de trabalho institucional e intervenções grupais com estudantes, processos investigados a partir de perspectivas de Análise do Discurso. Como resultado, um eixo analítico se mostrou um desafio profissional e interventivo: o “sucesso dos estudantes” como enunciado capitalista-tecnicista do processo educativo. Derivado deste, outros três aparecem como nodais para o exercício da Psicologia: a não burocratização do trabalho; a distribuição de prioridades organizacionais; as demandas psicológicas como associadas ao exercício de cidadania. Numa conjuntura de cooptação tecnicista, a Psicologia mostra-se fundamental para a compreensão das racionalidades institucionais e produção de singularidade, estando, potencialmente, em parceria com outros profissionais e estudantes.

Biografia do Autor

  • Milene Mabilde Petracco, PUCRS

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é psicóloga do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica e de Psicologia Educacional, com ênfase na interlocução entre Psicanálise e Educação.

  • Cristiano Hamann, PUCRS

    Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, Mestre Psicologia Social pela PUCRS, Graduação em Psicologia pela PUCRS. Professor do Curso de Psicologia da PUCRS

  • Adolfo Pizzinato, UFRGS

    Doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Foi Vice-Presidente do CRP-07 e Presidente da Comissão de Orientação e Ética (2012-2013). Editor Associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão e Membro da Comissão Editorial das revistas Psicologia & Sociedade e Temas em Psicologia. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da UFRGS, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa da Pós Graduação em Política Social e Serviço Social da mesma Universidade. Coordena o NEPsiD - NÚCLEO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL À DIVERSIDADE, cujos temas de interesse giram em torno da Psicologia Cultural, com ênfase em Relações Comunitárias e Processos Identificatórios, principalmente nos campos da infância/juventude, raça/etnicidade, gênero/sexualidade e inclusão social.

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Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O EXERCÍCIO DA PSICOLOGIA EM INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DESAFIOS PROFISSIONAIS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 49–60, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.41978. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41978. Acesso em: 6 mar. 2025.

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