O COMPLEXO HUMANO DA POLÍTICA EM AMILCAR CABRAL E EM KARL MARX

Autores

  • Aniele Fernandes de Sousa Leão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luciano José Gonçalves Moreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Hormindo Pereira de Souza Junior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.48894

Palavras-chave:

Amílcar Cabral, Karl Marx, Política, Emancipação humana

Resumo

No presente artigo evidenciamos e discutimos o complexo categorial que envolve a dimensão humana da Política em Amilcar Cabral e em Karl Marx. Evidenciamos e discutimos acerca dos processos que envolvem a emancipação política e humano-social. Cabe destacar que as Categorias são formas moventes e movidas da dinâmica histórica. O Trabalho, enquanto categoria fundante da existência, realiza as mediações fundamentais, moldando e desenvolvendo as relações humano-sociais de cada época histórica. Essas mediações fundamentais e históricas marcam as relações humano-sociais que diferenciam a escravidão, na antiguidade; do período Feudal; da relação de servidão assalariada no capitalismo, de modo que, cada época histórica possui suas especificidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniele Fernandes de Sousa Leão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa “Política, Trabalho e Formação Humana”; Mestre em Educação Tecnológica - CEFET/MG; Especialista em Gestão de Projetos - USP/ESALQ; Graduada em História e Pedagogia

Luciano José Gonçalves Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa “Política, Trabalho e Formação Humana”. Professor de Sociologia/Filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Sabará. Agradeço ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Sabará, pelo incentivo e apoio à pesquisa, por via de licenciamento e afastamento das funções para a conclusão da mesma

Hormindo Pereira de Souza Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular de Política e Gestão da Educação – Faculdade de Educação da UFMG. Professor do programa de Pós-graduação em educação, Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa “Política, Trabalho e Formação Humana. Membro do Conselho Editorial da Revista Trabalho & Educação - NETE/FAE/UFMG.

Referências

CABRAL, Amílcar. A Arma da Teoria. Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1980.

CABRAL, Amílcar. A Luta Criou Raízes: Intervenções, entrevistas, reflexões e artigos. (1964-1973). Praia: Fundação Amílcar Cabral, 2018.

CABRAL, Amílcar. Discursos de Guiné e Cabo Verde. São Paulo: Edições Nova Cultura, 2019.

CABRAL, Amílcar. Pensar Para Melhor Agir: Intervenções no Seminário de Quadros de 1969.Praia: Fundação Amílcar Cabral, 2014.

CABRAL, Amílcar. Unidade e Luta: A arma da teoria. Praia: Fundação Amílcar Cabral, 2013.

CHASIN, José. A determinação ontonegativa da politicidade. SP. Estudos e Edições Ad hominem, 2000.

ENGELS, Friedrich. Esboço para uma crítica da economia política e outros textos da juventude. 1. Ed – São Paulo: Boitempo, 2021.

MARX, Karl. A Ideologia Alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão e seus profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. 1 . ed. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. Glosas críticas marginais ao artigo “O Rei da Prússia e a reforma social”: de um prussiano. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010a.

MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política. Trad. José Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. São Paulo: Editora Abril Cultura, 1974.

MARX, Karl. Sobre a Questão Judaica. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2010b.

SOUZA JUNIOR, Hormindo Pereira de. Karl Marx e o complexo da política: em busca da liberdade. http://teoriaerevolucao.pstu.org.br/karl-marx-e-o-complexo-da-politica-em-busca-da-liberdade/

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

LEÃO, A. F. de S.; MOREIRA, L. J. G.; JUNIOR, H. P. de S. O COMPLEXO HUMANO DA POLÍTICA EM AMILCAR CABRAL E EM KARL MARX. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 186–202, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.48894. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/48894. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)