ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MINEIRAS / Study on implementation of technological higher education courses by Higher Education Institutions of Minas Gerais State/Brazil

Autores

  • Maria Angela Brescia Gazire Duch CEFETMG
  • João Bosco Laudares

Palavras-chave:

Cursos Superiores de Tecnologia, Educação Superior, Qualificação profissional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG). O principal objetivo do estudo foi analisar como ocorre a implementação dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) por instituições de ensino superior (IES) mineiras. Buscou-se identificar os instrumentos que ampararam legalmente aimplementação desses cursos nas instituições pesquisadas e também identificar e apresentar as formas como ocorreu essa implementação. A temática da pesquisa apresentada insere-se nas discussões travadas por pesquisadores das áreas de educação, trabalho e tecnologia acerca da concepção dos Cursos Superiores de Tecnologia, a formação do profissional tecnólogo e sua inserção no mundo do trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa  qualitativa. Os principais resultados apontam para a preocupação das instituições em alinharem a oferta desses cursos às exigências do mundo do trabalho. Através da pesquisa de campo realizada, foi possível verificar que os CSTs são considerados como um modelo inovador de forma a integrar o indivíduo aos processos produtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-06

Como Citar

DUCH, M. A. B. G.; LAUDARES, J. B. ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MINEIRAS / Study on implementation of technological higher education courses by Higher Education Institutions of Minas Gerais State/Brazil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 133–154, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8641. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS