TRABALHADORES NAS SALAS DA ESCOLARIZAÇÃO: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ENREDO POSSÍVEL PARA A DISCUSSÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE CLASSE / Workers in the halls of schooling: the teaching of history as possible scenario for the discussion of class identification

Autores/as

  • Sheille Soares Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Meneses Sousa Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

trabalhadores, escolarização, conhecimento histórico e relações classistas

Resumen

Este artigo discute a relação entre professores de história e sujeitos que frequentam a escola pública, considerando o espaço da sala de aula como um território de diálogo com as expectativas e valores de trabalhadores. Com essa investigação, destacamos a potência e contradições das relações sociais, assim como o debate sobre o conhecimento histórico.

Biografía del autor/a

  • Sheille Soares Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia;

    Professora Adjunta do Curso de História da UNIOESTE, Campus de Marechal Candido Rondon;

    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História Social da Cidade e do Trabalho (UNIOESTE), como também do Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Cidade e Trabalho(UFU).

  • Carlos Meneses Sousa Santos, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia;

    Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Cidade e Trabalho (UFU)

Publicado

2011-04-21

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

TRABALHADORES NAS SALAS DA ESCOLARIZAÇÃO: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ENREDO POSSÍVEL PARA A DISCUSSÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE CLASSE / Workers in the halls of schooling: the teaching of history as possible scenario for the discussion of class identification. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 93–105, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8670. Acesso em: 19 dec. 2024.

Artículos similares

1-10 de 69

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.