O TRABALHO COLETIVO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO DA SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA – O CASO DA UNIVENS / The collective work as educational principle in the context of the socioeconomics solidary - the case of UNIVENS

Autores

  • Ilma Ferreira Machado UNEMAT
  • Rosângela Pereira de Oliveira Unemat

Palavras-chave:

Economia Solidária, Trabalho Coletivo, Emancipação

Resumo

Este artigo procurará discutir a dimensão educativa do trabalho na socioeconomia solidária, de modo específico na cooperativa UNIVENS que faz parte da cadeia produtiva do algodão solidário, denominada Justa Trama. Concebe-se a socioeconomia solidária como espaço em que se estabelecem diálogos condizentes com a realidade social, a partir dos saberes constituídos na prática do trabalho coletivo. Com este estudo procuramos ir além da denúncia a um sistema social profundamente desumanizante e buscar, com a participação consciente dos sujeitos, aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de superação da dicotomia trabalho manual-trabalho intelectual e da lógica de educação burguesa, construindo as bases para a emancipação dos sujeitos e para um novo projeto de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Ferreira Machado, UNEMAT

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso - PPGEdu/UNEMAT, lotada no Departamento de Pedagogia, leciona nas disciplinas Didática e Estágio Supervisionado.

Rosângela Pereira de Oliveira, Unemat

Mestranda do PPGEdu/UNEMAT. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

MACHADO, I. F.; DE OLIVEIRA, R. P. O TRABALHO COLETIVO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO DA SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA – O CASO DA UNIVENS / The collective work as educational principle in the context of the socioeconomics solidary - the case of UNIVENS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 25–34, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8714. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS