ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EDUCAÇÃO PARA A EMPREGABILIDADE? / Analysis of the discourse of students of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro: education for employability?

Autores

  • Laura Carvalho UFF

Palavras-chave:

Juventude, universidade, empregabilidade

Resumo

No mundo do trabalho, as mudanças organizacionais e tecnológicas proporcionadas pela reestruturação produtiva representaram mutações na forma de produção. Tais mudanças forjaram um novo tipo de trabalhador, mais polivalente e qualificado. Nesse sentido, este artigo visa apresentar a análise do discurso de alguns universitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acerca da importância do curso superior nos seus projetos de vida profissional, aferindo se é possível depreender de suas falas indícios da ideologia da empregabilidade. A noção de empregabilidade remete àquilo que o trabalhador tem a oferecer no mercado de trabalho, de tal maneira a tornar-se atraente para os empregadores. Podemos afirmar que os entrevistados entendem perfeitamente quais são "as regras do jogo" e não ignoram que o título do ensino superior seja muito importante em seus projetos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Carvalho, UFF

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e em Ciências Sociais (UFRJ/UERJ); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (UFF) ; Bolsista da CAPES

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

CARVALHO, L. ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EDUCAÇÃO PARA A EMPREGABILIDADE? / Analysis of the discourse of students of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro: education for employability?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 115–126, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8730. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS