ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EDUCAÇÃO PARA A EMPREGABILIDADE? / Analysis of the discourse of students of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro: education for employability?
Palavras-chave:
Juventude, universidade, empregabilidadeResumo
No mundo do trabalho, as mudanças organizacionais e tecnológicas proporcionadas pela reestruturação produtiva representaram mutações na forma de produção. Tais mudanças forjaram um novo tipo de trabalhador, mais polivalente e qualificado. Nesse sentido, este artigo visa apresentar a análise do discurso de alguns universitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acerca da importância do curso superior nos seus projetos de vida profissional, aferindo se é possível depreender de suas falas indícios da ideologia da empregabilidade. A noção de empregabilidade remete àquilo que o trabalhador tem a oferecer no mercado de trabalho, de tal maneira a tornar-se atraente para os empregadores. Podemos afirmar que os entrevistados entendem perfeitamente quais são "as regras do jogo" e não ignoram que o título do ensino superior seja muito importante em seus projetos de vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-03-01
Como Citar
CARVALHO, L. ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EDUCAÇÃO PARA A EMPREGABILIDADE? / Analysis of the discourse of students of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro: education for employability?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 115–126, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8730. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS