ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EDUCAÇÃO PARA A EMPREGABILIDADE? / Analysis of the discourse of students of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro: education for employability?

Auteurs

  • Laura Carvalho UFF

Mots-clés :

Juventude, universidade, empregabilidade

Résumé

No mundo do trabalho, as mudanças organizacionais e tecnológicas proporcionadas pela reestruturação produtiva representaram mutações na forma de produção. Tais mudanças forjaram um novo tipo de trabalhador, mais polivalente e qualificado. Nesse sentido, este artigo visa apresentar a análise do discurso de alguns universitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acerca da importância do curso superior nos seus projetos de vida profissional, aferindo se é possível depreender de suas falas indícios da ideologia da empregabilidade. A noção de empregabilidade remete àquilo que o trabalhador tem a oferecer no mercado de trabalho, de tal maneira a tornar-se atraente para os empregadores. Podemos afirmar que os entrevistados entendem perfeitamente quais são "as regras do jogo" e não ignoram que o título do ensino superior seja muito importante em seus projetos de vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Laura Carvalho, UFF

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e em Ciências Sociais (UFRJ/UERJ); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (UFF) ; Bolsista da CAPES

Téléchargements

Publiée

2012-03-01

Comment citer

CARVALHO, L. ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EDUCAÇÃO PARA A EMPREGABILIDADE? / Analysis of the discourse of students of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro: education for employability?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 115–126, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8730. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS