UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Movimentos SociaisResumo
Este artigo traz como enfoque a configuração da EJA na Educação do Campo, analisando historicamente como essas duas modalidades de ensino foram pensadas na história da educação brasileira e observando qual o campo da EJA na Educação do Campo. Para tanto, far-se-á um estudo de como tais modalidades adquiriram essas nomenclaturas, inserindo-as no âmbito das políticas e dos paradigmas educacionais que têm sido implementados no Brasil, adotando como metodologia uma revisão de literatura. Dentre os estudiosos pesquisados, há autores que tratam especificamente da EJA, como Paiva, Haddad, Soares; e há outros que se referem à Educação do Campo, como Caldart, Santos, Calazans. Existem, ainda, autores que são utilizados para fundamentar os estudos das duas modalidades, a exemplo de Freire.Com base na pesquisa realizada, concluiu-se que a EJA, vista como modalidade de ensino, faz parte da Educação do Campo e ambas foram objeto de muitos debates e enfrentamentos entre os movimentos sociais, intelectuais e camponeses para garantir uma educação de qualidade e uma implementação com pressupostos teóricos e epistemológicos voltados para a emancipação humana e a transformação social. Portanto, esse embate não aconteceu de forma fragmentada, mas concomitantemente, pois, quando se luta pela Educação do Campo, luta-se também pela EJA no campo, uma vez que uma já faz parte da outra.