A ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO COMO GESTOR: RELAÇÕES E SABERES NA PRÁTICA PROFISSIONAL / The role of the engineer as a manager: relations and professional knowledge in practice

Autores

  • Juliana Rocha Tibério CEFET-MG
  • Adriana Maria Tonini CEFET-MG

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Saberes Profissionais, Engenheiro e Gestão

Resumo

A atuação do engenheiro gestor é objeto de análises de variáveis que vão da vida acadêmica, cuja prioridade é a formação técnica (educação), à prática profissional, que é marcada pelas relações sociais (trabalho) e exige articulação na área gerencial, voltada para o controle e o planejamento de demandas focadas em resultados. A construção dos saberes desse profissional tem constituído objeto de investigação no que diz respeito aos sentidos marcados pela experiência e pela prática. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo discutir os saberes profissionais do engenheiro que assume a carreira de gestor, havendo necessidade de que este tenha formação humanística e esteja apto a fazer uma reflexão sobre o seu papel em/para uma sociedade construída historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rocha Tibério, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG.

Adriana Maria Tonini, CEFET-MG

Professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e docente do Programa de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

TIBÉRIO, J. R.; TONINI, A. M. A ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO COMO GESTOR: RELAÇÕES E SABERES NA PRÁTICA PROFISSIONAL / The role of the engineer as a manager: relations and professional knowledge in practice. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 143–152, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8896. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS