TRABALHO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA POLÍTICA: MULHERES EM CARGOS DE COMANDO NOS ALTOS ESCALÕES DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS / Work and gender relationship in politics: women in command position in high scale of State Government of Minas Gerais, Brazi

Autores

  • Raquel Quirino FEAD
  • Tatiane Franco Puiati FEAD

Palavras-chave:

Relações de gênero no trabalho, Mulher na política, Trabalho da mulher

Resumo

No mundo contemporâneo chama a atenção o crescimento acelerado das mulheres no mundo do trabalho assalariado e também na política. No Brasil, elas já alcançam 20% do total dos cargos públicos ocupados no alto escalão dos governos federal, estaduais e municipais, segundo dados do IBGE (2010). As questões de relações de gênero entremeadas pelas relações de poder destacam-se nesse novo contexto e influenciam, de forma marcante, todos os modelos de organização e o mundo produtivo. Neste artigo são analisadas as possibilidades e desafios enfrentados por mulheres que ocupam cargos de comando nos altos escalões do governo estadual de Minas Gerais, através da análise qualitativa dos dados colhidos em entrevistas semiestruturadas, tendo como referencial teórico os estudos de autoras que baseiam suas pesquisas na Sociologia do Trabalho Francesa, tais como Kergoat (1992), Hirata (2002), Bruschini (1994), Quirino (2011), Nogueira (2006) e outras. Os resultados mostram um avanço considerável em relação ao empoderamento das mulheres, que estão quebrando paradigmas e deslocando fronteiras, tanto que agora já fazem parte dos altos escalões dos governos desempenhando cargos de prestígio e poder. No entanto, ainda prevalecem a desigual divisão sexual do trabalho doméstico, a duplicidade do trabalho feminino e o alto nível de exigência de desempenho dessas mulheres, evidenciando que muito ainda precisa ser feito para a igualdade sexual no mundo do trabalho, da política e do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Quirino, FEAD

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação, Ambos pela FaE/UFMG, Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, Graduação em Pedagogia pelo UNI-BH.

Tatiane Franco Puiati, FEAD

Mestrado em Administração pela FEAD-MG.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

QUIRINO, R.; PUIATI, T. F. TRABALHO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA POLÍTICA: MULHERES EM CARGOS DE COMANDO NOS ALTOS ESCALÕES DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS / Work and gender relationship in politics: women in command position in high scale of State Government of Minas Gerais, Brazi. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 183–197, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8932. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS