DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of work

Autores

  • Deise de Souza Dias Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Maria Elizabeth de Barros UFES, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Dep. de Psicologia
  • Olga Inês Vianna Silva Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Gioconda Machado Campos Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Trabalho docente, Saúde, Ergologia

Resumo

Este texto relata uma experiência de assessoria/intervenção numa escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, cujo objetivo foi auxiliar o coletivo da escola na consolidação de um padrão de relações entre a direção e os professores que priorizasse a construção de um plano comum, a partir do princípio ético-político da ampliação de mundos. O objeto dessa intervenção foram os processos de trabalho na escola, vislumbrando a desnaturalização da tríade dor-desprazer-trabalho docente. Os princípios da Ergologia foram o nosso referencial teórico-metodológico. Ao nos aproximarmos das situações de trabalho, foi possível conhecer o contexto no qual ocorria a atividade de trabalho docente, ou seja, o meio social, as condições e a organização do trabalho, o perfil dos profissionais e dos alunos. Realizamos quatro encontros com o coletivo da escola, nos quais foram apontadas tanto questões dificultadoras do trabalho docente como questões que o potencializavam. O confronto de ideias e opiniões deram visibilidade aos conflitos cotidianos e abriram caminho para a instituição de novas maneiras de realizar o trabalho docente, criando estratégias que permitissem superar o que ali se apresentava como sofrimento.

Biografia do Autor

  • Deise de Souza Dias, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
    Doutorado em Educação pela FaE/UFMG, Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.
  • Maria Elizabeth de Barros, UFES, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Dep. de Psicologia
    Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz, Doutorado em Educação pela UFRJ, Mestrado em Psicologia Escolar pela UGF. Professora Titular do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES
  • Olga Inês Vianna Silva, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
    Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.
  • Gioconda Machado Campos, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
    Graduação em História pela UFMG, Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of work. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 169–181, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942. Acesso em: 21 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 435

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.