DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of work

Autores

  • Deise de Souza Dias Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Maria Elizabeth de Barros UFES, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Dep. de Psicologia
  • Olga Inês Vianna Silva Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Gioconda Machado Campos Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Trabalho docente, Saúde, Ergologia

Resumo

Este texto relata uma experiência de assessoria/intervenção numa escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, cujo objetivo foi auxiliar o coletivo da escola na consolidação de um padrão de relações entre a direção e os professores que priorizasse a construção de um plano comum, a partir do princípio ético-político da ampliação de mundos. O objeto dessa intervenção foram os processos de trabalho na escola, vislumbrando a desnaturalização da tríade dor-desprazer-trabalho docente. Os princípios da Ergologia foram o nosso referencial teórico-metodológico. Ao nos aproximarmos das situações de trabalho, foi possível conhecer o contexto no qual ocorria a atividade de trabalho docente, ou seja, o meio social, as condições e a organização do trabalho, o perfil dos profissionais e dos alunos. Realizamos quatro encontros com o coletivo da escola, nos quais foram apontadas tanto questões dificultadoras do trabalho docente como questões que o potencializavam. O confronto de ideias e opiniões deram visibilidade aos conflitos cotidianos e abriram caminho para a instituição de novas maneiras de realizar o trabalho docente, criando estratégias que permitissem superar o que ali se apresentava como sofrimento.

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Biografia do Autor

Deise de Souza Dias, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Doutorado em Educação pela FaE/UFMG, Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.

Maria Elizabeth de Barros, UFES, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Dep. de Psicologia

Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz, Doutorado em Educação pela UFRJ, Mestrado em Psicologia Escolar pela UGF. Professora Titular do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES

Olga Inês Vianna Silva, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.

Gioconda Machado Campos, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Graduação em História pela UFMG, Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.

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Publicado

2013-05-11

Como Citar

DIAS, D. de S.; BARROS, M. E. de; SILVA, O. I. V.; CAMPOS, G. M. DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of work. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 169–181, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS