DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of work
Palavras-chave:
Trabalho docente, Saúde, ErgologiaResumo
Este texto relata uma experiência de assessoria/intervenção numa escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, cujo objetivo foi auxiliar o coletivo da escola na consolidação de um padrão de relações entre a direção e os professores que priorizasse a construção de um plano comum, a partir do princípio ético-político da ampliação de mundos. O objeto dessa intervenção foram os processos de trabalho na escola, vislumbrando a desnaturalização da tríade dor-desprazer-trabalho docente. Os princípios da Ergologia foram o nosso referencial teórico-metodológico. Ao nos aproximarmos das situações de trabalho, foi possível conhecer o contexto no qual ocorria a atividade de trabalho docente, ou seja, o meio social, as condições e a organização do trabalho, o perfil dos profissionais e dos alunos. Realizamos quatro encontros com o coletivo da escola, nos quais foram apontadas tanto questões dificultadoras do trabalho docente como questões que o potencializavam. O confronto de ideias e opiniões deram visibilidade aos conflitos cotidianos e abriram caminho para a instituição de novas maneiras de realizar o trabalho docente, criando estratégias que permitissem superar o que ali se apresentava como sofrimento.Downloads
Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
ARTIGOS
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DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of work. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 169–181, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942. Acesso em: 21 jun. 2025.