O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO

Autores

  • Ada Ávila Assunção UFMG

Palavras-chave:

saber-fazer, saúde, lesões por esforços repetitivos

Resumo

O estudo originou-se da reitoria de uma universidade preocupada em compreender a elevada prevalência de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) entre os funcionários dos restaurantes universitários e estabelecer medidas de prevenção para os problemas identificados. As trabalhadoras com LER são também as mais experientes. Elas respondem aos imprevistos e gerem os efeitos dos meios inadequados de produção. Agindo assim, as trabalhadoras experientes são reconhecidas pelos seus pares, o que lhes conferem um lugar “privilegiado” na produção: os membros do coletivo de trabalho, de maneira informal, repartem entre si as tarefas, respeitando as deficiências e competências de cada um deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-26

Como Citar

ASSUNÇÃO, A. Ávila. O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 35–49, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8972. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS