PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NA LITERATURA ACADÊMICA / Perceptions about the childhood and adolescence in the MST (Landless Workers Movement) in the academic literature
Palavras-chave:
Infância, Adolescência, MSTResumo
Este artigo consiste numa revisão na literatura acadêmica relacionada ao campesinato e sobre as percepções de infância e adolescência no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos seus sentidos sociais e culturais. Buscamos consubstanciar as conceituações de campesinato propostas por Marx e Chayanov, assim como os aspectos históricos e econômicos da questão agrária relacionadas à luta pela terra no Brasil. O estudo está dividido em cinco etapas: "Camponeses, cultura e transformação social"; "Alguns aspectos do pensamento de Marx e Chayanov"; "A questão agrária e o campesinato no Brasil"; "As lutas camponesas e uma breve contextualização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra"; e "Percepções de Infância e Adolescência no Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra na literatura acadêmica". A partir dessa especificação do tema foi possível perceber o descompasso entre a sua relevância social e a escassez na produção acadêmica no campo da Saúde Coletiva e nas políticas públicas acerca do universo simbólico do campesinato constituído pelo MST desde o seu surgimento.Downloads
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Publicado
2013-05-11
Como Citar
WOLLZ, L. E. B.; STOTZ, E. N.; RANGEL, M. PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NA LITERATURA ACADÊMICA / Perceptions about the childhood and adolescence in the MST (Landless Workers Movement) in the academic literature. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 51–65, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9055. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS