A CONTRIBUIÇÃO DE TOSQUELLES À CLÍNICA DO TRABALHO / L’apport de François Tosquelles à la clinique du travail / The François Tosquelles’ contribution to clinical work

Autores

  • Yves Clot CNAM

Palavras-chave:

Trabalho, Tosquelles, Clínica do trabalho

Resumo

Quando Marie-Françoise Sacrispeyre, diretora da Éditions Érès, me solicitou escrever um posfácio para a esperada reedição desse livro, eu hesitei em fazê-lo. Eu não sentia em mim mesmo nenhuma legitimidade para intervir no domínio da psiquiatria. Foi pensando na utilidade desse texto de Tosquelles em outro campo, diferente daquele da psiquiatria, que terminei decidindo aceitar a tarefa. O paradoxo é que talvez esse psiquiatra de grande tradição, mesmo que pouco conhecido dos especialistas em análise do trabalho, deu uma contribuição importante - embora indireta - a estes últimos. Ainda que suas preocupações não digam respeito à psicopatologia do trabalho e menos ainda à psicologia do trabalho, esse livro sobre a "ergoterapia" merece ser considerado como uma referência em nosso domínio de conhecimento. Isso já foi destacado por Isabelle Billiard (2001) em sua bela história da emergência da psicopatologia do trabalho na França. Eu mesmo já insisti nesse ponto comparando a obra de Tosquelles à de Le Guillant (2006), na recente edição de uma coletânea de textos deste último.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yves Clot, CNAM

Professor titular de Psicologia do Trabalho do CNAM (Conservatoire National dês Arts et Métiers)/Paris. Equipe de pesquisa em Clínica da Atividade e Psicologia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

CLOT, Y. A CONTRIBUIÇÃO DE TOSQUELLES À CLÍNICA DO TRABALHO / L’apport de François Tosquelles à la clinique du travail / The François Tosquelles’ contribution to clinical work. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 199–207, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9124. Acesso em: 1 mar. 2021.

Edição

Seção

RESENHAS