PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS

Autores

  • Marlene Ribeiro PPGEDU/UFRGS

Palavras-chave:

Pedagogia da autonomia, MST, Agricultura, Assentamentos

Resumo

O texto propõe-se à análise do trabalho de assistência técnico-pedagógica marcado pelo princípio da autonomia desenvolvido através do Projeto Lumiar/RS com as famílias dos agricultores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul. Resulta de uma pesquisa de campo, cuja finalidade foi avaliar o trabalho de assistência técnica a agricultores assentados. Os resultados da pesquisa apontam em dois sentidos: a) a conclusão de que a assistência técnico-pedagógica aos agricultores é imprescindível à viabilização dos assentamentos; b) a necessidade de repensar a educação acadêmica e a escola básica em termos de metodologia, relação professor/aluno, conteúdos e formação de professores, compreendendo a educação com o sentido de formação.

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Como Citar

RIBEIRO, M. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 8, p. 133–161, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS