SABERES TÁCITOS, TÉCNICA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA: O LUGAR DO TRABALHO VIVO NO PROCESSO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO ASSOCIADA / Tacit knowledge, technique, technology and science: the place of living work in the process of work in associated production

Autores

  • Geraldo Márcio Alves dos Santos UFV
  • Sônia Maria Rummert UFF

Palavras-chave:

Processo de trabalho, Maquinaria, Produção associada e cooperativismo

Resumo

Este texto propõe discutir a relação entre a técnica, a ciência e a tecnologia no processo de trabalho e o estatuto social que esta relação adquire na produção associada. Para tanto, traremos uma análise da mobilização dos saberes tácitos dos trabalhadores em uma indústria de metalúrgica, a relação destes com a maquinaria, mais particularmente, a verificação de que eles produziram o próprio trabalho morto e a máquina-ferramenta para garantir o andamento do processo produtivo. Contamos com aporte do materialismo histórico, as noções da centralidade do trabalho e seu caráter educativo, as reflexões sobre os saberes tácitos dos trabalhadores , os debates sobre cooperativismo e economia solidária, bem como a noção de "Adequação Sóciotécnica".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Márcio Alves dos Santos, UFV

Doutorado em Educação pela UFF, Mestrado em educação pela FaE/UFMG, graduação em História pelo UNI-BH. Professor Adjunto do Departamento de Educação da UFV.

Sônia Maria Rummert, UFF

Pós-Doutorado em Formação de Adultos pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Ciências Humanas/Educação pela PucRJ, Mestrado em Educação pela Iesae/FGV. Professora Associada do Programa de Pós-Gradação em Educação da UFF, colaboradora do Programa de Doutoramento em Formação de Adultos da Universidade de Lisboa. Pesquisadora do CNPq - Ministério da Ciência e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Como Citar

SANTOS, G. M. A. dos; RUMMERT, S. M. SABERES TÁCITOS, TÉCNICA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA: O LUGAR DO TRABALHO VIVO NO PROCESSO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO ASSOCIADA / Tacit knowledge, technique, technology and science: the place of living work in the process of work in associated production. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 223–239, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9234. Acesso em: 29 mar. 2024.