SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities

Autores

  • Edson Caetano UFMT
  • Camila Emanuella Pereira Neves UFMT

Palavras-chave:

Produção associada, Trabalho como princípio educativo, Saberes da produção associada

Resumo

Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Caetano, UFMT

Doutorado e Mestrado em Educação, ambos pela UNICAMP, Graduação em Ciências Sociais pela PUCCAMP. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso; Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Atua no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação (Pesquisador Líder). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Produção Associada; Saberes do Trabalho Associado; Cultura do Trabalho; Educação Profissional; Reestruturação Produtiva.

Camila Emanuella Pereira Neves, UFMT

Mestrado em Educação, Graduação em Pedagogia, ambos pela UFMT. Atuou como professora efetiva do município de Cuiabá. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação, saberes da experiência e cultura do trabalho. Atualmente é doutoranda do curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Como Citar

CAETANO, E.; NEVES, C. E. P. SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 259–279, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235. Acesso em: 30 nov. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)