SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
Palavras-chave:
Produção associada, Trabalho como princípio educativo, Saberes da produção associadaResumo
Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola.Downloads
Publicado
2013-12-08
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
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Como Citar
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 259–279, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235. Acesso em: 13 jul. 2025.