O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
Palavras-chave:
Epistemologia, Saber profissional, CabeleireirosResumo
Este estudo aborda a inadequação do par antitético teoria e prática como referência para o saber da técnica em atividades de capacitação profissional. O interesse investigativo da questão surgiu quando uma empresa propôs, para uma instituição de ensino, a redução dos conteúdos técnicos em curso de qualificação profissional. A investigação buscou fundamentos na epistemologia de Gilbert Ryle e na proposta de David Merrill para ensino de processos. Dados e análises tiveram como referência aulas de demonstração de um grupo de 25 professores de cursos de cabeleireiro. Resultados confirmaram a inadequação do par teoria e prática, assim como o status epistemológico próprio do saber na ação. Na conclusão, recomenda-se que novos estudos sobre a questão investiguem a integração do ensino de ciências ao ensino de processos técnicos, nos momentos em que a ação requerer explicação científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-08
Como Citar
BARATO, J. N. O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 241–257, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ