O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
Mots-clés :
Epistemologia, Saber profissional, CabeleireirosRésumé
Este estudo aborda a inadequação do par antitético teoria e prática como referência para o saber da técnica em atividades de capacitação profissional. O interesse investigativo da questão surgiu quando uma empresa propôs, para uma instituição de ensino, a redução dos conteúdos técnicos em curso de qualificação profissional. A investigação buscou fundamentos na epistemologia de Gilbert Ryle e na proposta de David Merrill para ensino de processos. Dados e análises tiveram como referência aulas de demonstração de um grupo de 25 professores de cursos de cabeleireiro. Resultados confirmaram a inadequação do par teoria e prática, assim como o status epistemológico próprio do saber na ação. Na conclusão, recomenda-se que novos estudos sobre a questão investiguem a integração do ensino de ciências ao ensino de processos técnicos, nos momentos em que a ação requerer explicação científica.Téléchargements
Publiée
2013-12-08
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Rubrique
DOSSIÊ
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O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 241–257, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237. Acesso em: 19 déc. 2024.