INSERÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: O CIRCUITO FECHADO DA PRECARIZAÇÃO / Professional insertion of young people: the closed circle of the precarization

Autores

  • Mariléia Maria da Silva UDESC

Palavras-chave:

Jovem trabalhador, Inserção profissional, Precarização

Resumo

O artigo tem como propósito analisar as condições de trabalho para os jovens no que se refere às formas de inserção no mercado de trabalho e suas trajetórias profissionais, em um contexto de configuração do padrão de acumulação capitalista, no qual novas demandas se impõem à classe trabalhadora. A análise está ancorada em entrevistas realizadas entre os anos de 2009 a 2011 com jovens destinatários do Consórcio Social da Juventude (CSJ), programa já extinto, e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) na modalidade "Trabalhador". Utilizou-se como fundamento teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, para o qual a análise da noção de inserção profissional e das condições de emprego deve estar localizada no âmbito da relação capital-trabalho. O estudo constituiu-se em uma pesquisa de cunho qualitativo e os principais resultados indicam estreita relação entre as experiências de trabalho obtidas e as pretensões ocupacionais desejadas pelos jovens, construindo percursos profissionais cuja característica acentuada é a de um "circuito fechado", marcado pela precarização, posto que o novo padrão de acumulação capitalista impõe novas formas de valorização do valor, implicando novos modos de geração de mais-valia que determinam a expulsão de significativo contingente de trabalhadores da produção, constituindo a superfluidade da força de trabalho tão necessária ao capital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariléia Maria da Silva, UDESC

Graduada em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Ciências Humanas da FAED/UDESC. 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

SILVA, M. M. da. INSERÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: O CIRCUITO FECHADO DA PRECARIZAÇÃO / Professional insertion of young people: the closed circle of the precarization. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 177–194, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9249. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS