O CONCEITO DE TRABALHO NA ERGOLOGIA: DA REPRESENTAÇÃO À ATIVIDADE / The concept of work in Ergology: from representation to activity

Autores

  • Edvalter Becker Holz Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Mônica de Fátima Bianco Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palavras-chave:

Ergologia, Conceito de trabalho, Atividade

Resumo

A incorporação da Ergologia na produção de conhecimento no Brasil nem sempre apresenta a devida discriminação de terminologias, o que sugere dificuldade na distinção da particularidade dos conceitos ergológicos em sua especificidade, sendo essa dificuldade recorrente, em especial, no uso da palavra "atividade". Tendo em vista tal adversidade e ausência, na literatura ergológica brasileira, de discussões com este propósito, objetivamos, neste ensaio, discutir o conceito de trabalho na Ergologia enfocando suas especificidades em relação àquilo sobre o que ele visa lançar luz: a atividade humana. Para tanto, organizamos o artigo da seguinte maneira: problematizamos a conceituação do trabalho; remetemos a noção de trabalho ao histórico e ao social, resgatando elementos do pensamento ocidental dedicado ao tema, da Grécia antiga até a Modernidade, para ressaltar algumas de suas variações; situamos e discutimos a conceituação ergológica de trabalho, reafirmando seu propósito: revelar dimensões em penumbra da atividade humana e restituir-lhe historicidade e singularidade, irredutíveis no trabalho real, mas tradicionalmente ignoradas no plano da representação conceitual; tecemos as considerações finais indicando questões para discussões futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvalter Becker Holz, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Administração e Graduado em Administração, ambos pela UFES.

Mônica de Fátima Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

[1] Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

HOLZ, E. B.; BIANCO, M. de F. O CONCEITO DE TRABALHO NA ERGOLOGIA: DA REPRESENTAÇÃO À ATIVIDADE / The concept of work in Ergology: from representation to activity. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 157–173, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9260. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.