O CONCEITO DE TRABALHO NA ERGOLOGIA: DA REPRESENTAÇÃO À ATIVIDADE / The concept of work in Ergology: from representation to activity

Auteurs

  • Edvalter Becker Holz Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Mônica de Fátima Bianco Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mots-clés :

Ergologia, Conceito de trabalho, Atividade

Résumé

A incorporação da Ergologia na produção de conhecimento no Brasil nem sempre apresenta a devida discriminação de terminologias, o que sugere dificuldade na distinção da particularidade dos conceitos ergológicos em sua especificidade, sendo essa dificuldade recorrente, em especial, no uso da palavra "atividade". Tendo em vista tal adversidade e ausência, na literatura ergológica brasileira, de discussões com este propósito, objetivamos, neste ensaio, discutir o conceito de trabalho na Ergologia enfocando suas especificidades em relação àquilo sobre o que ele visa lançar luz: a atividade humana. Para tanto, organizamos o artigo da seguinte maneira: problematizamos a conceituação do trabalho; remetemos a noção de trabalho ao histórico e ao social, resgatando elementos do pensamento ocidental dedicado ao tema, da Grécia antiga até a Modernidade, para ressaltar algumas de suas variações; situamos e discutimos a conceituação ergológica de trabalho, reafirmando seu propósito: revelar dimensões em penumbra da atividade humana e restituir-lhe historicidade e singularidade, irredutíveis no trabalho real, mas tradicionalmente ignoradas no plano da representação conceitual; tecemos as considerações finais indicando questões para discussões futuras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edvalter Becker Holz, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Administração e Graduado em Administração, ambos pela UFES.

Mônica de Fátima Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

[1] Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Téléchargements

Publiée

2014-12-07

Comment citer

HOLZ, E. B.; BIANCO, M. de F. O CONCEITO DE TRABALHO NA ERGOLOGIA: DA REPRESENTAÇÃO À ATIVIDADE / The concept of work in Ergology: from representation to activity. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 157–173, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9260. Acesso em: 4 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.