EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - A REPRODUÇÃO SOCIAL DA ORDEM REGRESSIVO-DESTRUTIVA DO CAPITAL / Education and development - the social reproduction of order regressive-destructive of capital

Autores

  • Justino de Sousa Junior UFC

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento, Reprodução social.

Resumo

Este trabalho discute as condições atuais da produção e reprodução social tomando como eixo de análise a contradição entre a socialização da produção versus a apropriação privada. Analisa a importância desse aspecto como contradição estruturante do metabolismo do capital e procura desenvolver algumas notas sobre como essa contradição se realiza no atual momento histórico. A análise empreendida indica que a atualização daquela contradição, dentro da configuração contemporânea da acumulação capitalista, engendra um processo regressivo-destrutivo que indica uma crise de esgotamento da capacidade civilizatória do capital, que traz consigo, por sua vez, o esgotamento da capacidade, assim como o abandono da promessa de realizar os ideais democráticos da educação plenamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Justino de Sousa Junior, UFC

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2014-04-08

Como Citar

SOUSA JUNIOR, J. de. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - A REPRODUÇÃO SOCIAL DA ORDEM REGRESSIVO-DESTRUTIVA DO CAPITAL / Education and development - the social reproduction of order regressive-destructive of capital. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 239–264, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9299. Acesso em: 27 out. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)