LABOR DA CARNE: O TRABALHO EM UM FRIGORÍFICO DE AVES / Labor of the meat-flesh: a work in a poultry slaughtering

Autores

  • Amanda Aparecida Marcatti UFMG

Palavras-chave:

Trabalho, Frigorífico de aves, Condições de trabalho.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar o trabalho, como também as suas condições de realização, em um frigorífico de aves. Nos últimos anos, alguns estudos que abordaram o trabalho em frigoríficos, especialmente na Região Sul do país, voltados mais especificamente para a questão da saúde do trabalhador, mostraram que se fazia necessária a produção de uma pesquisa que analisasse de maneira ampla o trabalho e a Cadeia Agroindustrial de Produção da Carne no Brasil. Com esse intuito, no presente estudo, utilizou-se como metodologia a entrevista semiestruturada com trabalhadores de um frigorífico de aves: ao todo, foram entrevistados 10 trabalhadores, que estavam alocados em diferentes setores da linha de produção do frigorifico. A princípio, para compreensão teórica do tema, focalizou-se a análise macro da Cadeia Agroindustrial da Produção da Carne no Brasil... 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Aparecida Marcatti, UFMG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdades de Educação da UFMG. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Pesquisa com ênfase na temática do trabalho como princípio educativo, com destaque para os temas transversais: gênero, política, educação do campo, movimentos sociais, educação integral e agroecologia. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Territórios, Educação Integral e Cidadania - TEIA/UFMG e do Grupo de Estudos e Pesquisa Marx, Trabalho e Educação.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

MARCATTI, A. A. LABOR DA CARNE: O TRABALHO EM UM FRIGORÍFICO DE AVES / Labor of the meat-flesh: a work in a poultry slaughtering. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 201–202, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9355. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

RESUMOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)