EDITORIAL

Autores

  • Amanda Aparecida Marcatti FaE/UFMG
  • José de Andrade Matos Sobrinho UNIMONTES
  • Ailton Vitor Guimarães

Palavras-chave:

Trabalho & Educação, Revista, Editorial

Resumo

Uma espetacular jornada de mobilizações e protestos massivos em todo o Brasil ocorreu durante o mês de junho de 2013, e surpreendeu até os ativistas mais otimistas das organizações políticas e dos movimentos sociais. No processo histórico brasileiro já se fazia 20 anos que não ocorriam lutas massivas com essa magnitude, desde a juventude "cara pintada" no "Fora Collor", em 1992. Com multitudinárias manifestações de rua em todo o país, das capitais às cidades do interior, novamente a juventude desferiu a centelha de um terremoto político de grandes proporções, que pode ser medido pelos milhões de manifestantes que acreditaram na ação direta como forma privilegiada de reivindicar e demandar por mudanças na realidade social. Não esperaram o ano eleitoral. Preferiram ir às ruas, transbordando a democracia representativa burguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Aparecida Marcatti, FaE/UFMG

Mestranda em Educação pela FaE/UFMG na Linha de Política, Trabalho e Formação Humana, Graduação em Zootecnia pela UFMG.

José de Andrade Matos Sobrinho, UNIMONTES

Doutorando em Educação pela FaE/UFMG na Linha de Política, Trabalho e Formação Humana; Mestrado em Educação pela FaE/UFMG; Graduação em Educação Física pela UFSCar. Professor do Departamento de Educação da UNIMONTES.

Ailton Vitor Guimarães

Doutorando em Educação pela FaE/UFMG na Linha de Política, Trabalho e Formação Humana; Mestrado em Tecnologia pelo Cefet-MG; Especialização em Lazer e Graduação em Educação Física, ambos pela UFMG.

Downloads

Como Citar

MARCATTI, A. A.; MATOS SOBRINHO, J. de A.; GUIMARÃES, A. V. EDITORIAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 7–20, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9251. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>