Editorial 25.2

Autores

  • Ailton Vitor Guimarães CEFET-MG

Palavras-chave:

Editorial, Trabalho & Educação, 25.2 | Editorial, Work & Education, 25.2

Resumo

A Trabalho & Educação publica, neste número, artigos que tratam desde as questões relacionadas a uma análise clínica do trabalho, considerando a organização da saúde do trabalhador e uma análise do trabalho prescrito e sua distinção do trabalho real, passando por abordagens do trabalho docente, no que diz respeito ao envelhecimento dos(as) trabalhadores(as) da educação, seu desgaste na função docente, a produção de saberes na sua atuação em disciplinas de formação técnica e como a interação e o diálogo de saberes na aproximação entre teoria e prática desempenham papel fundamental na formação docente inicial.

Numa outra vertente de análises, não necessariamente orgânicas, mas relacionadas pela problemática do formação profissional técnica de nível médio na Educação Profissional, os estudos publicados neste número indicam a necessidade de potencializar a capacidade de decisão e produção autônoma por parte dos discentes em formação, de como essa potencialização é relevante e, especialmente, nos casos da Educação de Jovens e Adultos em assentamentos de reforma agrária. Além disso, tratam de aspectos como o significado dessa formação em nível médio, quando os discentes se apresentam para os processos seletivos de contratação para a indústria, e de como o trabalho do técnico em segurança do trabalho  faz diferença na formação do trabalhador, em geral.

A abordagem do trabalho feminino e do infanto-juvenil também comparece nesta edição, particularmente o trabalho feminino, num contexto em que se estudam o perfil socieconômico e produtivo dos catadores de caranguejo no Estado do Pará.

Finalmente, na nossa seção Resumos, os estudos referenciados oferecem análises: dos cursos de licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia naquilo que esses cursos podem indicar de relação com uma formação humana integral e com o Ensino Médio Integrado (EMI); dos saberes tácitos e explícitos no trabalho de cozinheiros, tendo em vista os processos formativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); da divisão social e moral do trabalho, ao lidar com uma análise clínica do trabalho cotidiano de diaristas nas suas “dramáticas do uso de si”; e do tripé Trabalho-Capital-Estado na obra de István Mészáros, que instaura uma ‘ontologia singularmente humana a partir do trabalho’, na recuperação do caráter revolucionário da teoria social marxiana...

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Biografia do Autor

Ailton Vitor Guimarães, CEFET-MG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG; Mestre em Tecnologia/Educação Tecnológica pelo CEFET-MG; Especialista em Lazer e Licenciatura Plena em Educação Física, ambos pela UFMG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET-MG. Integrante do Grupos de Pesquisa NETE e PETMET.

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Publicado

2016-10-23

Como Citar

GUIMARÃES, A. V. Editorial 25.2. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 7–13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9579. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL

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