O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom

Autores

  • Alan Leite Moreira Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Pedagogia, Estágio curricular, Gestão educacional, Pedagogy, Internship, Educational Management

Resumo

The present work aimed to analyze the contributions of the non-compulsory internship to the training of Pedagogy students of the Federal University of Paraíba. It was fullled in sectors/projects of this Institution where the interns developed activities not directly related to the teaching and learning process. For this reason, we carried out a qualitative study, descriptive and exploratory. This was rst, with a literature review and documentary about internship and formation of a pedagogue and the pedagogy course, focusing on areas not directly related to education. Later, there was an exploratory study from documentary sources of University Internship Coordination: data; plans of activities of internship and...

___

O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Este foi realizado em setores/projetos dessa Instituição onde os estagiários desenvolveram atividades não diretamente relacionadas ao processo de ensino- aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Procedeu-se, primeiramente, com uma revisão bibliográca e documental sobre estágio e formação do Pedagogo e do curso de Pedagogia, com foco em áreas de atuação não diretamente relacionadas ao ensino. Posteriormente, realizou-se um estudo exploratório a partir das fontes documentais da Coordenação de Estágio da Universidade: dados; planos de atividades de estágio e... 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Leite Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2017). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Graduado no bacharelado em Farmácia pela UFPB (2013) e na Licenciatura em Química pela UFPB (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente da UFPB (2015-atual). Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB (2014-atual) e Professor de Química da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2013-atual).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-04

Como Citar

MOREIRA, A. L. O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 211–212, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RESUMOS