O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom

Auteurs

  • Alan Leite Moreira Universidade Federal da Paraíba

Mots-clés :

Pedagogia, Estágio curricular, Gestão educacional, Pedagogy, Internship, Educational Management

Résumé

The present work aimed to analyze the contributions of the non-compulsory internship to the training of Pedagogy students of the Federal University of Paraíba. It was fullled in sectors/projects of this Institution where the interns developed activities not directly related to the teaching and learning process. For this reason, we carried out a qualitative study, descriptive and exploratory. This was rst, with a literature review and documentary about internship and formation of a pedagogue and the pedagogy course, focusing on areas not directly related to education. Later, there was an exploratory study from documentary sources of University Internship Coordination: data; plans of activities of internship and...

___

O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Este foi realizado em setores/projetos dessa Instituição onde os estagiários desenvolveram atividades não diretamente relacionadas ao processo de ensino- aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Procedeu-se, primeiramente, com uma revisão bibliográca e documental sobre estágio e formação do Pedagogo e do curso de Pedagogia, com foco em áreas de atuação não diretamente relacionadas ao ensino. Posteriormente, realizou-se um estudo exploratório a partir das fontes documentais da Coordenação de Estágio da Universidade: dados; planos de atividades de estágio e... 


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Alan Leite Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2017). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Graduado no bacharelado em Farmácia pela UFPB (2013) e na Licenciatura em Química pela UFPB (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente da UFPB (2015-atual). Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB (2014-atual) e Professor de Química da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2013-atual).

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2017-12-04

Comment citer

MOREIRA, A. L. O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 211–212, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695. Acesso em: 6 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

RESUMOS