SABERES DO CUIDADO NO TRABALHO DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E ENFERMEIRAS EM UM HOSPITAL DO RIO GRANDE DO SUL | Caring knowledge in the work of nursing technicians and nurses in a hospital of Rio Grande do Sul state

  • Moacir Fernando Viegas Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Trabalho e educação, Educação e saúde, Saberes dos trabalhadores, Organização do trabalho, Education and work, Education and health, Workers' knowledge,

Resumo

The article's theme is the dialogue between work and work knowledges in the production of health care, basing itself on the empyrical study realized by a hopsitalar institution in the Rio Grande do Sul. Our main objective is to describe and analyze the ways knowledge is presented on the nurses' activity and techniques. We base ourselves theoretically on the sociology and on work's social psychology, besides studys about work and care. The research is qualiquantitative and had questionnaires, enterviews and field observations. As the results, the study presents the conditioning of the production and acknowledgement of the nurses' knowledge in the context of health work organization. Not less important are the care work specifities, that contribute to the comprehension of the knowledges inherent to it's realization. Lastly, the research points the necessity of more studys that produce the dialogue of the theoretical field of education and work with researchs about gender and care to a better understanding of the characteristics of the workers' knowledge.

___

O tema do presente artigo é o diálogo entre o trabalho e os saberes do trabalho na produção do cuidado em saúde, tendo como base estudo empírico realizado numa instituição hospitalar do Rio Grande do Sul. Nosso objetivo principal é descrever e analisar as formas como se apresentam os saberes na atividade de técnicas de enfermagem e enfermeiras, buscando caminhos de pesquisa que possibilitem maior visibilidade e reconhecimento dos mesmos. Buscamos apoio teórico em discussões sociológicas sobre o trabalho, na psicologia social do trabalho e na psicodinâmica do trabalho, além de estudos sobre o cuidado. A pesquisa é de natureza qualiquantitativa e contou com a aplicação de questionários, entrevistas e observações de campo. Como resultados, o estudo apresenta os condicionamentos da produção e do reconhecimento dos saberes das trabalhadoras da enfermagem no contexto da organização do trabalho em saúde. Revelam-se não menos importantes as especificidades do trabalho de cuidado, o que vem contribuir para a compreensão dos conhecimentos inerentes à sua realização. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade de realização de mais estudos que promovam o diálogo do campo trabalho e educação com pesquisas sobre gênero e cuidado para um melhor entendimento das características dos saberes dos trabalhadores. 

Biografia do Autor

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul

 

Graduado em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutor em Psicologia do Trabalho pela Universidad Autónoma de Barcelona (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu, fazendo parte, nessa última, da linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, do mestrado e doutorado em Educação. Os projetos de pesquisa em curso centram-se nas áreas de educação e trabalho, educação e saúde e educação de jovens e adultos, na perspectiva do materialismo histórico e da teoria crítica. 
Publicado
2018-12-22
Como Citar
VIEGAS, M. SABERES DO CUIDADO NO TRABALHO DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E ENFERMEIRAS EM UM HOSPITAL DO RIO GRANDE DO SUL | Caring knowledge in the work of nursing technicians and nurses in a hospital of Rio Grande do Sul state. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537, v. 27, n. 3, p. 201-221, 22 dez. 2018.
Seção
ARTIGOS