TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

REFLEXÕES EM TORNO DO CURSO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS MARABÁ RURAL

Autores

  • Shauma Tamara Nascimento Sobrinho Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Romier da Paixão Sousa Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Rosemeri Scalabrin Instituto Federal do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9762

Palavras-chave:

Trabalho, Educação profissional, Educação do campo

Resumo

Este artigo objetivou analisar a relação trabalho e educação profissional do campo, na perspectiva de compreender de que forma a formação técnico-profissional do Instituto Federal do Pará – Campus Marabá Rural tem contribuído com a Educação do Campo. Toma-se como referência o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio ofertado em parceria com o movimento social e sindical através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no período de 2009 a 2013. Parte desta abordagem integra a pesquisa de mestrado profissional, cuja metodologia referenciou-se no materialismo histórico-dialético, incluindo também a pesquisa bibliográfica e documental, como procedimento. Os resultados da investigação apontaram o comprometimento da formação, materializado sob a perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da agricultura familiar camponesa na região. A pesquisa apontou ainda uma nova de forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo na construção da nova matriz produtiva camponesa, colocando a concepção de educação profissional no plano da formação humana e não apenas da instrução.

Biografia do Autor

  • Shauma Tamara Nascimento Sobrinho, Instituto Federal do Pará (IFPA)

    Mestranda em Desenvolvimento Rural e Empreendimentos Agroalimentares pelo IFPA - Campus Castanhal. Docente do IFPA - Campus Rural de Marabá.

  • Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal do Pará (IFPA)

    Doutor em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide, Espanha (2015). Docente do IFPA - Campus Castanhal. 

  • Rosemeri Scalabrin, Instituto Federal do Pará (IFPA)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Docente do IFPA - Campus Marabá Rural

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Publicado

2019-08-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES EM TORNO DO CURSO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS MARABÁ RURAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 159–175, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9762. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9762. Acesso em: 22 dez. 2024.

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