TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES EM TORNO DO CURSO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS MARABÁ RURAL / Work and professional education: reflections around the course in agriculture of the Federal Institute of Pará - campus Mara

  • Shauma Tamara Nascimento Sobrinho IFPA
  • Romier da Paixão Sousa Instituto Federal do Pará
  • Rosemeri Scalabrin Instituto Federal do Pará
Palavras-chave: Trabalho, Educação profissional, Educação do campo, Work, Professional education, Field of Education

Resumo

Este artigo objetivou analisar a relação trabalho e educação profissional do campo, na perspectiva de compreender de que forma a formação técnico-profissional do Instituto Federal do Pará – Campus Marabá Rural tem contribuído com a Educação do Campo. Toma-se como referência o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio ofertado em parceria com o movimento social e sindical através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no período de 2009 a 2013. Parte desta abordagem integra a pesquisa de mestrado profissional, cuja metodologia referenciou-se no materialismo histórico-dialético, incluindo também a pesquisa bibliográfica e documental, como procedimento. Os resultados da investigação apontaram o comprometimento da formação, materializado sob a perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da agricultura familiar camponesa na região. A pesquisa apontou ainda uma nova de forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo na construção da nova matriz produtiva camponesa, colocando a concepção de educação profissional no plano da formação humana e não apenas da instrução.

Abstract

This article aims to analyze the relationship between work and professional education in the countryside, in order to understand how the technical and professional training of the Federal Institute of Pará - Marabá Rural has contributed to the Field of Education. The technical course on agriculture and livestock integrated into the secondary education offered in partnership with the social and union movement through the National Program for Education in Agrarian Reform (PRONERA) in the period from 2009 to 2013 is taken as a reference. Part of this approach integrates the master's research professional, whose methodology was referenced in historical-dialectical materialism, including bibliographical and documentary research, as a procedure. The research results pointed out the commitment of the training, materialized from the perspective of the Field of Education, with the project of development of peasant family farming in the region. The research also pointed out a new way of producing knowledge, grounding the rural school in the construction of the new peasant productive matrix, placing the conception of professional education on the level of human formation and not only of instruction.

Biografia do Autor

Shauma Tamara Nascimento Sobrinho, IFPA
Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na área de Educacao do Campo; Educação Profissional; Formação de Professores.
Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal do Pará

Doutor em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide, Espanha (2015). Docente do IFPA - Campus Castanhal. 

Rosemeri Scalabrin, Instituto Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Docente do IFPA - Campus Marabá Rural

Publicado
2019-08-29
Como Citar
NASCIMENTO SOBRINHO, S.; SOUSA, R.; SCALABRIN, R. TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES EM TORNO DO CURSO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS MARABÁ RURAL / Work and professional education: reflections around the course in agriculture of the Federal Institute of Pará - campus Mara. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 2, p. 159-175, 29 ago. 2019.
Seção
ARTIGOS