PEDAGOGIA SOCIALISTA - LEGADO DA REVOLUÇÃO DE 1917 E DESAFIOS ATUAIS | Review: Socialist Pedagogy - legacy of the Revolution of 1917 and current challenges

Autores

  • Leandro Luciano Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS DE MONTES CLAROS - FIPMoc. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG - FAE/UFMG
  • Maria de Fátima Almeida Martins Faculdade de Educação –FAE Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Palavras-chave:

Pedagogia Socialista, Trabalho e Educação, Revolução Socialista, Socialista Pedagogy, Work and education, Soicialist Revolution

Resumo

O ano de 2017 foi marcante para aqueles que se dedicam a (re)pensar a educação brasileira, especialmente o mês de outubro, que se distinguiu pelo centenário da Revolução Russa de 1917, tema central de manifestações e eventos por todo o país. Dos eventos realizados em 2017, um se destaca, não apenas pela riqueza dos debates que permearam o evento, mas, sobretudo, pela contribuição teórica que se materializou na coleção de textos que compõem o livro Pedagogia Socialista, Legado da Revolução de 1917 e Desafios Atuais, sob a organização de Roseli Salete Caldart e Rafael Livtin Villas Bôas. O livro, publicado em outubro de 2017. O livro é provocativo e crítico. Conquistas e derrotas da Revolução Socialista são evidenciadas. Trabalho, Educação e Transformação são eixos centrais de basicamente todos os textos. A leitura do livro não é apenas útil; é também necessária para aqueles que se dedicam à Educação, especialmente no que se refere a contribuir para uma proposta de Educação contra-hegemônica...

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Biografia do Autor

Leandro Luciano Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS DE MONTES CLAROS - FIPMoc. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG - FAE/UFMG

Advogado. Professor Universitário. Doutor em Educação pela FAE/UFMG. Mestre em Ciências Agrárias pela UFMG. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Especialista em Direito Público, Especialista em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Docente do Curso do Direito das Faculdades Integradas Pitágoras-FIPMoc.

Maria de Fátima Almeida Martins, Faculdade de Educação –FAE Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2002). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1995). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1987). Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Formação de professores do campo e da cidade e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino de geografia, Educação do Campo. Coordenou o Programa de Livro Didático do Campo - PNLD- Campo, 2013 e 2016. Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais no período de 2010 a 2015. Coordenou curso de Especialização em Educação do e Alternância para professores das Escolas Família Agrícola no Brasil, bem como, para profissionais de que atuam em área de reforma agrária - INCRA. Coordenou o curso de formação continuada de professores das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. É membro titular da Comissão Permanente de Educação do Campo na SEE de Minas Gerais. 

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

SILVA, L. L.; MARTINS, M. de F. A. PEDAGOGIA SOCIALISTA - LEGADO DA REVOLUÇÃO DE 1917 E DESAFIOS ATUAIS | Review: Socialist Pedagogy - legacy of the Revolution of 1917 and current challenges. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 185–192, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9773. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

RESENHAS