A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.34648Palabras clave:
Currículo, Cursos Superiores de Tecnologia, Sociedade de mercadoResumen
Este trabalho integra os estudos relacionados às concepções de currículo às da Educação Profissional e Tecnológica de nível superior materializados nos cursos de tecnologia. O estudo justifica-se pela crescente oferta dos cursos de graduação tecnológica no âmbito nacional e de seus programas curriculares voltados para a formação de trabalhadores especializados em nível superior, identificados como “tecnólogos”. O texto objetiva analisar as concepções curriculares que fundamentam a educação superior tecnológica na atualidade. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa baseada na revisão bibliográfica, a construção deste texto alicerça-se em trabalhos já consolidados de autores que debatem as questões curriculares e a Educação Profissional e Tecnológica, bem como nos dispositivos legais que orientam e regulam a oferta destes cursos. Evidencia-se que o currículo dedicado à formação de tecnólogos privilegia os saberes tecnológicos e práticos, selecionados a partir da identidade ou perfil profissional exigido pelos postos de trabalho e no poder do mercado na definição dos propósitos que esses cursos assumem.
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