IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA
ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.40539Palabras clave:
Teletrabalho, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem OrganizacionalResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre la Gestión del Conocimiento y el Aprendizaje Organizacional y la implementación del teletrabajo en el Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Governador Mangabeira, a partir de la percepción de los servidores atestados en el Campus. Se trata de una investigación cualitativa, cuantitativa, bibliográfica y documental. Se aplicaron cuestionarios a informantes calificados y se articularon aportes conceptuales relacionados con la Gestión del Conocimiento Organizacional, la Información y el Aprendizaje Organizacional, asociados a los principios de la propuesta del Pensamiento Complejo de Morin (Teoría de la Complejidad). Los resultados de la investigación indican que la implementación del teletrabajo en el IF Baiano, Campus Governador Mangabeira, ocurre en un contexto en el que las acciones de formación de servidores, internacionalización, producción y difusión del conocimiento producido en el campo de la investigación, extensión e innovación del IF Baiano se desarrollan de forma no estructurada y no sistematizada, es decir, fuera de una política institucional de gestión del conocimiento y aprendizaje organizacional. Se entiende que esta investigación debe continuar en la forma de un estudio comparativo de la implementación del teletrabajo en el Campus Governador Mangabeira con los otros IF Baiano Campi y estudios realizados sobre los efectos ergonómicos, físicos, psicológicos y emocionales relacionados con el teletrabajo, con énfasis en temas relacionados con (sobre)carga de trabajo, cumplimiento de metas institucionales y evaluación del desempeño del teletrabajador.
Referencias
ANGELLONI, M. T. (Org.). Gestão do conhecimento no Brasil: casos, experiências e práticas de empresas públicas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Tradução Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
BRASIL. Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022. Dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho - PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.072-de-17-de-maio-de-2022-401056788. Acesso em 03 jun. 2022. [2022].
BRASIL. Ministério da Economia/Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal. Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020. Estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-65-de-30-de-julho-de-2020-269669395. Acesso em: 03 jun. 2022. [2020].
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581. Acesso em: 25 mai. 2022. [2016].
CENDÓN, Beatriz Valadares; RIBEIRO, Nádia Ameno; CHAVES, Consuelo Joncew. Pesquisas de Survey: análise das reações dos respondentes. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 24, n. 3, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/download/19963/12693/. Acesso em: 02 set. 2020.
CUNHA, F.J.A.P. Da adesão à participação em uma rede de hospitais como promoção de aprendizagem organizacional e da inovação gerencial: um olha sobre a Rede InovarH-BA. Salvador, 2012. 300f.:il. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2012.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Os Desafios de Aprendizagem e Inovação Organizacional. Rae light., v. 2, n. 5, p. 14-20, 1994.
GARVIN, D. A. (2001). Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus.
GARVIN, D. A., NAYAK, P. R., MAIRA, A. N., & BRAGAR, J. (1998). Aprender a aprender. HSM Management, 9, 58-64.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Para uma reflexão epistemológica acerca da Ciência da Informação. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2001.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Resolução nº 182/2022 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 1 de fevereiro de 2022. Aprova o Programa de Gestão do Teletrabalho no âmbito do IF Baiano. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2022/02/Resolucao-182-2022.pdf. Acesso em: 03 jun. 2022. [2022a].
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Resolução 113/2021 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 22 de fevereiro de 2021. Aprova o Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/Resolucao-113.2021_Estatuto-com-anexo.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022. [2021b].
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Resolução 117/2021 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 23 de fevereiro de 2021. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - 2021 -2025. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/Resolucao-117.2021-com-anexo.pdf. Acesso em: 02 mai. 2022. [2021a].
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Resolução 206/2022 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 29 de abril de 2022: Aprova o Relatório de Gestão - 2021 do IF Baiano (Anexo). Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/relatorio-gestao-2021. Acesso em: 01 jun. 2022. [2022b].
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Portaria 2/2022 - RET-SCS/RET-GAB/RET/IFBAIANO, de 18 de fevereiro de 2022. Estabelece os procedimentos gerais e divulga a Tabela de Atividades de que trata o art. 8º, da Resolução nº 182/2022 - OS-CONSUP/IFBAIANO - Programa de Gestão do IF Baiano. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2022/02/Portaria-02.2022-RET-SCS.pdf. Acesso em: 03 jun. 2022. [2022c].
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Portaria 37/2022 - GMB-GAB/GMB-DG/RET/IFBAIANO, de 28 de abril de 2022. Constitui comissão para elaborar edital de seleção para adesão ao Programa de Gestão - Modalidade Teletrabalho, Campus Governador Mangabeira. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/gmb/files/2022/05/04.2022_boletim-de-servicos-campus-governador-mangabeira-abril-2022.pdf. Acesso em: 03 jun. 2022. [2022d].
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). O teletrabalho no setor público e privado na pandemia: potencial versus evolução e desagregação do efetivo. Carta de Conjuntura, n. 48, 3° trimestre 2020. Brasília: IPEA, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/ images/stories/PDFs/conjuntura/200804_cc_48_nt_teletrabalho.pdf>>. Acesso em: 11 set. 2020.
ISHIKURA, Y. Gestão do conhecimento e concorrência global: a abordagem da Olympus à gestão do conhecimento global na indústria de câmeras fotográficas digitais. In: TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p.165-200.
LOERMANS, J. Synergizing the learning organization and knowledge management. Kempston: Journal of Knowledge Management, v. 6, n. 3, p. 285-294, 2002.
MORIN, Edgard. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, - 14ª Edição, 2008a. 128 p.
MORIN, Edgard; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. São Paulo, SP: Peirópolis, 2000. 263 p.
MORIN, Edgard. A necessidade de um pensamento complexo. In: Representação e complexidade. Candido Mendes (Org.); Enrique Larreta (Ed.). Rio de Janeiro: Garamond, 2003a, p. 69 – 78.
MORIN, Edgard. Ciência com consciência. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, - 11ª Edição, 2008b.
p.
MORIN, Edgard; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo, SP: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, - 2ª Edição, 2007. 111 p.
MORIN, Edgard. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, RS: Sulina, - 3ª Edição, 2007a. 27p.
MORIN, Edgard. Meus demônios. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, - 4ª Edição, 2003b. 368 p.
MORIN, Edgard. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2005a.
MORIN, Edgard. O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre, RS: Sulina, - 4ª Edição, 2008c. 286 p.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
RIBEIRO, N.M.; MENEZES, A.M.F.; CAMPOS, M.F.H. Difusão do conhecimento: conceitos, analogias, convergências e divergências. In: Alfredo E. R. Matta; Jose Claudio Rocha. Cognição: aspectos contemporâneos da construção e difusão do conhecimento. Salvador: EDUNEB, 2016. P.151-194.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TECHTUDO. Google Forms: o que é e como usar o app de formulários online. Disponível em:https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/07/google-forms-o-que-e-e-como-usar-o-app-de-formularios-online.ghtml. Acesso em: 04 jan. 2020.
TERRA, J. C. C. Gestão 2.0: como integrar a colaboração e a participação em massa para o sucesso dos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
VASCONCELOS, I. F. G. de; MASCARENHAS, A. O. Organizações em aprendizagem. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Trabalho & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.