IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA

ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autores/as

  • Adriano dos Santos Moraes Instituto Federal Baiano
  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha Universidade Federal da Bahia
  • Maria de Fátima Hanaque Campos Universidade Estadual da Bahia
  • Jéssica Silva Almeida Almeida Instituto Federal Baiano

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.40539

Palabras clave:

Teletrabalho, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre la Gestión del Conocimiento y el Aprendizaje Organizacional y la implementación del teletrabajo en el Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Governador Mangabeira, a partir de la percepción de los servidores atestados en el Campus. Se trata de una investigación cualitativa, cuantitativa, bibliográfica y documental. Se aplicaron cuestionarios a informantes calificados y se articularon aportes conceptuales relacionados con la Gestión del Conocimiento Organizacional, la Información y el Aprendizaje Organizacional, asociados a los principios de la propuesta del Pensamiento Complejo de Morin (Teoría de la Complejidad). Los resultados de la investigación indican que la implementación del teletrabajo en el IF Baiano, Campus Governador Mangabeira, ocurre en un contexto en el que las acciones de formación de servidores, internacionalización, producción y difusión del conocimiento producido en el campo de la investigación, extensión e innovación del IF Baiano se desarrollan de forma no estructurada y no sistematizada, es decir, fuera de una política institucional de gestión del conocimiento y aprendizaje organizacional. Se entiende que esta investigación debe continuar en la forma de un estudio comparativo de la implementación del teletrabajo en el Campus Governador Mangabeira con los otros IF Baiano Campi y estudios realizados sobre los efectos ergonómicos, físicos, psicológicos y emocionales relacionados con el teletrabajo, con énfasis en temas relacionados con (sobre)carga de trabajo, cumplimiento de metas institucionales y evaluación del desempeño del teletrabajador.

Biografía del autor/a

  • Adriano dos Santos Moraes, Instituto Federal Baiano

    Aluno Especial de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC) em forma associativa da UFBA, IFBA, UNEB, LNCC, UEFS e Centro Universitário Senai Cimatec), Disciplina: Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa. Mestre em Educação Profissional Científica e Tecnológica (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica - ProfEPT, Polo: IFBA), Especialista em Direito Educacional, Especialista em Gestão Pública, Graduado em Tecnologia em Gestão Pública.

  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-gradução Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da UFBA (2012). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1985) e mestrado em Ciência da Informação pela UFBA (2005). Professor Associado do Departamento de Documentação e Informação da UFBA. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA e do Doutorado Multi-institucional e Multidiciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Faculdade de Educação da UFBA. 

  • Maria de Fátima Hanaque Campos, Universidade Estadual da Bahia

    Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Historia da Arte pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2004). Atualmente é professora titular B da Universidade do Estado da Bahia e atua no Curso de Licenciatura em História. Integra como professora colaboradora do Doutorado Multiinstitucional de Difusão do Conhecimento (DMMDC).

  • Jéssica Silva Almeida Almeida, Instituto Federal Baiano

    Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Advogada. Pós-graduada em Direito Constitucional Aplicado. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. 

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Publicado

2023-05-29

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ARTIGOS

Cómo citar

IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 100–117, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.40539. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40539. Acesso em: 20 dec. 2024.

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