CAMINHOS MUNICIPAIS DA CIDADANIA: MUDANÇA INSTITUCIONAL E DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL

Autores/as

  • Maria Rosimary Soares dos Santos FaE/UFMG

Palabras clave:

Política Educacional, Estado, Cidadania

Resumen

O objetivo principal deste estudo consistiu em analisar as mudanças ocorridas no sistema federativo brasileiro que propiciaram aos municípios posição de destaque no processo de democratização das instituições públicas no país. Através da consideração de inovações de práticas políticas em dois municípios, buscou-se mostrar como a participação política direta da sociedade civil nas decisoes estatais pode contribuir para a afirmação dos direitos da cidadania, a partir, principalmente, do atendimento de demandas provenientes das camadas populares.

Biografía del autor/a

  • Maria Rosimary Soares dos Santos, FaE/UFMG
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Estágio pós-doutoral na Universidad Nacional de San Martim República da Argentina e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do grupo de pesquisa de Política e Administração de Sistemas de Ensino (PASE/UFMG).

Número

Sección

RESUMOS

Cómo citar

CAMINHOS MUNICIPAIS DA CIDADANIA: MUDANÇA INSTITUCIONAL E DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 3, p. 204–205, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8910. Acesso em: 20 dec. 2024.

Artículos similares

1-10 de 33

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a