A POLÍTICA EDUCACIONAL DA FIESC NA REVISTA INDÚSTRIA & COMPETITIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.39540Palabras clave:
Política educacional, FIESC., Revista Indústria & Competitividade.Resumen
O presente artigo visa apresentar uma análise de aspectos da política educacional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) expressa na revista Indústria & Competitividade. O estudo, de tipo documental, teve como escopo de análise as primeiras 16 edições impressas da revista Indústria & Competitividade. Constatou-se que a FIESC difunde conceitos e apresenta formulações para a educação contemplando aspectos relacionados à qualidade da educação, da escolaridade, da produtividade dos trabalhadores, do modelo educacional, do currículo das escolas e universidades, e da formação de professores. Tais formulações são analisadas à luz da perspectiva gramsciana, para a qual a atuação do Estado burguês produz as condições fundamentais para conformar a classe trabalhadora à lógica do mercado, amoldando-a ideologicamente na manutenção do capitalismo como única possibilidade de sociabilidade, e assim buscando o apassivamento da luta de classes. Isso, por sua vez, gera a necessidade de apreender as reais dimensões da relação público versus privado e as formas concretas de enfrentamento e resistência à ordem do capital.
Descargas
Citas
BIANCHI, Alvaro. Gramsci além de Maquiavel e Croce: Estado e sociedade civil nos Quaderni del carcere. Utopía y Praxis Latinoamericana, v. 12, p. 35-55, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27903603. Acesso em 9 jan. 2021.
BRANDÃO, Vladimir. O despertar do capital humano. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 11, p. 26-45, 2016.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA. Proposição de novos rumos para a qualidade da educação em Santa Catarina: visão do CEE sobre a avaliação da OCDE. Florianópolis: DIOESC, 2012.
CÔRTE, Glauco José. Desafios e realizações. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 3, p.3, 2013.
CÔRTE, Glauco José. Oportunidades batem à porta. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 13, p. 3, 2017.
DORNELAS, L. G.; MARTINS, A. S. A parceria como ferramenta de ação empresarial na definição da política de formação continuada de professores. EccoS, São Paulo, n. 30, p. 113-128. jan./abr. 2013. Disponível em: http://4www.redalyc.org/pdf/715/71525769007.pdf. Acesso em 27 jan. 2021.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. FIESC: relatório anual 2017. Florianópolis, 2017.
Disponível em: http://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/recursos/1910046d1b302c8cb43e7c0d62741568.pdf. Aceso em 12 fev. 2021.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. FIESC 65 anos: o passo à frente da indústria catarinense. 2. ed. Florianópolis: Editora Expressão, 2015. Disponível em: https://issuu.com/fiescpublicacoes/docs/ebook-fiesc-65-anos. Acesso em 8 jan. 2021.
FISCHER, Diógenes. Sem gente instruída não há indústria competitiva. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 1, p. 15-37, 2013.
GERES, Mauro. Produtividade é com a gente. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 8, p. 50-54, 2015.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. v. 2.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, p. 258. v. 3.
INDÚSTRIA & COMPETITIVIDADE. Florianópolis, n. 1, 2013.
INDÚSTRIA & COMPETITIVIDADE. Florianópolis, n. 10, 2016.
INDÚSTRIA & COMPETITIVIDADE. Florianópolis, n. 12, 2017.
LENIN, Vladimir Ilitch. Sobre o Estado: conferência de Lenin em 1919 na Universidade Sverdlov. São Paulo: Edições ISKRA, 2013, p. 13-37.
LIGUORI, Guido. Estado e sociedade civil: entender Gramsci para entender a realidade. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 173-188.
KATREIN, Camila. Os Programas de Aprendizagem Profissional e o projeto do capital para a juventude trabalhadora. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
MARQUES, Fabrício. Lugar de estudantes também é na fábrica. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 6, p. 26-31, 2015a.
MARQUES, Fabrício. Os jovens “têm-têm” dão o exemplo. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 7, p. 50-55, 2015b.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013. v. I, livro I.
MARX, Karl. A lei geral da acumulação capitalista. In: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 25. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2011. v. II, livro I, p. 713-824.
MELLO, Livia M de; GAWRYSZEWSKI, Bruno. A agenda da produtividade da Confederação Nacional da Indústria: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? REVISTA PEDAGÓGICA Chapecó, v. 22, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4746.
MENDONÇA, S. R. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo, v.2, n.2, 2014. Disponível em: http://www.jurupari.unir.br/uploads/36363636/arquivos/MENDON_A__S_601963219.pdf. Acesso em 6 jan. 2021.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Avaliações de políticas nacionais de educação: Estado de Santa Catarina, Brasil. [S.l.], 2010.
OLIVO, Luiz Carlos Cancellier de. Desafios para aproximar academia e indústria. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 10, p. 70-70, 2016.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
RAMOS, Mozart Neves. Pé no acelerador da educação. Indústria & Competitividade, Florianópolis, n. 4. p. 6-8, 2014. [Entrevista].
RODRIGUES, José. Frações burguesas em disputa e a educação superior no governo Lula. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 12, p. 120-136, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27503410. Acesso em 15 fev. 2021.
RODRIGUES, José. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998.
SILVA, Mariléia Maria da. O capital e a fonte da juventude. In: Luciana Pedrosa Marcassa; Soraya Franzoni Conde; Sandra Luciana Dalmagro. (Org.). Juventude pobre e escolarização: trabalho, cultura e perspectivas de futuro nos territórios do maciço do Morro da Cruz. Florianópolis: Editoria em Debate, 2019, p. 11-20.
SILVA, Mariléia Maria da. Geração à deriva: jovens nem nem e a surperfluidade da força de trabalho no capital-imperialismo. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 119, 2016.
TEIXEIRA, Rodrigo Kaufmann. A concepção educacional da Federação das Indústrias do Estado De Santa Catarina (FIESC): uma análise da revista Indústria & Competitividade (2013-2018). Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Trabalho & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.