AUTOINTENSIFICAÇÃO E A IDEOLOGIA DO CUIDADO

UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO CICLO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.41410

Palabras clave:

Intensidade do trabalho, Ideologia do cuidado, Professoras alfabetizadoras

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da investigação no âmbito do mestrado em Educação cujo objetivo foi investigar a percepção das docentes da rede estadual paulista em relação à intensidade do trabalho. A fundamentação teórica se apoiou no conceito de intensidade do trabalho estabelecido por Dal Rosso (2008,2015) e no debate sobre intensificação e intensidade do trabalho docente realizado por Apple (1995) e Hypolito (2009) e de docência e gênero realizado por Carvalho (1999) e Chamon (2005). A pesquisa de campo recorreu à técnica de grupo focal. Os resultados indicam que percepção dos docentes no que concerne a alta intensidade do trabalho se atribui especialmente ao alongamento da jornada de trabalho, ao rompimento das fronteiras entre tempos de trabalho e de não trabalho, à alta dosagem emocional exigida. Além disso, o conjunto de dados permitiu indicar a presença de um processo de autointensificação do trabalho entre as docentes alfabetizadoras.

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Biografía del autor/a

Bárbara Pereira Fernandes, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, Graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição. Socióloga e educadora, professora e tradutora de espanhol e, estudante de Filologia na UNED

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela PUC-SP Mestre História, Política e Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela mesma instituição, Graduação em História pela USP. Professora associada na UNIFESP, atua na graduação e na Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação)

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Publicado

2024-01-24

Cómo citar

FERNANDES, B. P.; PENNA, M. G. de O. AUTOINTENSIFICAÇÃO E A IDEOLOGIA DO CUIDADO: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO CICLO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 151–168, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.41410. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41410. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS