QUE ESPAÇO PARA A FILOSOFIA DA TÉCNICA NA ANÁLISE DO TRABALHO? / What is the role of Philosophy of the Techniques in the analysis of work?

Autores/as

  • Adriano Rufino Universidade São Tomás de Moçambique

Palabras clave:

Técnica, Atividade, Ergologia, Epistemologia.

Resumen

O presente artigo analisa, em geral, o lugar da Filosofia no debate das questões da vida social, político-económica a partir do Moçambique actual e, de maneira específica, problematiza a intervenção da Filosofia na análise do trabalho, visto aqui como condição para a transformação da sociedade. Desta forma, o artigo critica o classicismo que confina a Filosofia à simples contemplação da realidade e, fazendo intervir a perspectiva epistemológica, sugere a inclusão problemática do conceito de técnica nos debates epistemológico-filosóficos; a perspectiva ergológica é vista como base dos processos de transformação social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Rufino, Universidade São Tomás de Moçambique

Professor da Universidade São Tomás de Moçambique.

Cómo citar

RUFINO, A. QUE ESPAÇO PARA A FILOSOFIA DA TÉCNICA NA ANÁLISE DO TRABALHO? / What is the role of Philosophy of the Techniques in the analysis of work?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 115–121, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8708. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.