OS SABERES DO OFÍCIO: NOTAS CONCEITUAIS / Working knowledge: conceptual remarks
Palavras-chave:
Transmissão de saberes, Cultura escrita, Trabalho de artesãosResumo
Neste artigo realizo um aporte à área de estudos das relações entre educação e trabalho, expondo alguns usos teóricos da categoria "saberes do ofício". Argumento que uma estratégia que promova a elaboração de respostas à crise que atravessa as instituições escolares requer uma abertura ao diálogo com outros tipos de saberes e instituições que fazem a transmissão da cultura em nossas sociedades, particularmente no que se refere à formação para o mundo do trabalho. No curso deste artigo formulo algumas derivações teóricas do uso da categoria "saberes do ofício" e exponho alguns questionamentos que possibilitem tal diálogo. Entre as conclusões do artigo, destaco a importância de que os estudos sobre trabalho e educação repensem o regime de historicidade presentes nos saberes do ofício, bem como indaguem sobre o lugar ocupado por estes saberes a médio e longo prazo.Downloads
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Publicado
2013-12-08
Como Citar
ARATA, N. OS SABERES DO OFÍCIO: NOTAS CONCEITUAIS / Working knowledge: conceptual remarks. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 149–163, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9236. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ