OS SABERES DO OFÍCIO: NOTAS CONCEITUAIS / Working knowledge: conceptual remarks

Auteurs

  • Nicolás Arata Universidad de Buenos Aires

Mots-clés :

Transmissão de saberes, Cultura escrita, Trabalho de artesãos

Résumé

Neste artigo realizo um aporte à área de estudos das relações entre educação e trabalho, expondo alguns usos teóricos da categoria "saberes do ofício". Argumento que uma estratégia que promova a elaboração de respostas à crise que atravessa as instituições escolares requer uma abertura ao diálogo com outros tipos de saberes e instituições que fazem a transmissão da cultura em nossas sociedades, particularmente no que se refere à formação para o mundo do trabalho. No curso deste artigo formulo algumas derivações teóricas do uso da categoria "saberes do ofício" e exponho alguns questionamentos que possibilitem tal diálogo. Entre as conclusões do artigo, destaco a importância de que os estudos sobre trabalho e educação repensem o regime de historicidade presentes nos saberes do ofício, bem como indaguem sobre o lugar ocupado por estes saberes a médio e longo prazo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Nicolás Arata, Universidad de Buenos Aires

Doctorado en Educación, Profesor de la Facultad de Filosofía y Letras/Ciencias de la Educación / UBA

Téléchargements

Publiée

2013-12-08

Comment citer

ARATA, N. OS SABERES DO OFÍCIO: NOTAS CONCEITUAIS / Working knowledge: conceptual remarks. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 149–163, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9236. Acesso em: 17 juill. 2024.