DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO

SENTIDOS E CONCEPÇÕES DO CURRÍCULO INTEGRADO EM UMA PROPOSTA DE PROEJA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.19945

Mots-clés :

Currículo integrado, PROEJA, Educação e trabalho

Résumé

Propõe-se, neste artigo, discutir a respeito de uma proposta de currículo integrado do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), tendo por base os discursos de Técnicos Administrativos em Educação integrantes de uma comissão de estudos voltada à viabilidade e à implementação do Programa em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul. Tem-se por objetivos refletir e analisar as respostas desses servidores, de modo a evidenciar os  sentidos que atribuem ao currículo integrado do PROEJA. Dentre os principais referenciais destacam-se Arroyo (1998; 2007; 2016), Sacristán (2017) e Santomé (1998). Do ponto de vista metodológico, parte-se de abordagens da pesquisa qualitativa, tendo por instrumento de coleta de dados um questionário. Os dados foram analisados sob orientação da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Optou-se por considerar, também, algumas contribuições teórico-conceituais da Análise de Discurso representada por Orlandi (1996; 2009; 2012). Ressalta-se, como principais resultados, que há uma memória histórica e institucional que fala, nos dizeres dos servidores, e que, embora veiculem vozes singulares e representativas dos lugares que ocupam na instituição, os mesmos produzem sentidos sobre politecnia e currículo integrado, orientados por concepções que visam a formação integral dos sujeitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gabriel Silveira Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Licenciaturas pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado – Profissional) PPGED/ UERGS, Unidade Litoral Norte. Técnico Administrativo em Educação – IFRS, Campus Osório.

Références

ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 2007.

AMORIM, Rodrigo de Freitas. Formação do trabalhador no Proeja: entre os laços e embaraços do discurso oficial aos diálogos/Proeja no Instituto Federal de Goiás. 2016. 215 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação (RC)) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/viewFile/7956/5723. Acesso em: 28 out. 2018.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima.; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, Gilmar Pereira da. Ensino Integrado como projeto político de transformação social. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 161-186, abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9302. Acesso em: 17 mar. 2020.

ARROYO, Miguel Gonzales. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: Frigotto, Gaudêncio (Org.). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de Final de Século. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998. p. 138 – 165.

ARROYO, Miguel Gonzales. Indagações sobre Currículo: Direitos e o Currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.

ARROYO, Miguel Gonzales. Currículo, território em disputa [livro eletrônico]. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. HETEROGENEIDADE(S) ENUNCIATIVA(S). Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 19, p. 25-42, 1990. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php-/cel/article/view/8636824. Acesso em: 30 jun. 2019.

BARBARA, Maristela Miranda; MIYASHIRO, Rosana; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira (org.). Experiências de educação integral da CUT: práticas em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BARCELOS, Valdo. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Documento Base, Brasília: agosto de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 28 out. 2018.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução n.º 84, de 11 de dezembro de 2018. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/07/PDI-FINAL-2018_Arial.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

CIAVATTA, Maria; RUMMERT, Sonia Maria. As implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação de jovens e adultos integrada à formação profissional. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 461-480, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 mar. 2020.

CIAVATTA, Maria. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 17 mar. 2020.

COSTA, Maria Adélia da. Afinal, o que é currículo? In: COSTA, Maria Adélia da; BAMBIRRA, Maria Raquel; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda (Org.). Currículo integrado: Concepções, perspectivas e expectativas. Belo Horizonte, MG: CEFET-MG, 2011. p. 33-45.

COSTA, Maria Adélia da. O currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: desafios para integração. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 18, p. e7948, fev. 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7948. Acesso em: 18 mar. 2020.

CAMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul. 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202013000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 jan. 2019.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, out. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-Acesso em 13 jan. 2019.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In.: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83 – 105.

FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. 2009. Disponível em: https://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120517101727.pdf. Acesso em: 06 jan. 2019.

FREIRE, Ana Maria Araújo. A leitura do mundo e a leitura da palavra em Paulo Freire. Cad. Cedes., v. 35, n. 96, p. 291-298, mai-ago., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n96/1678-7110-ccedes-35-96-00291.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In.: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 57 – 82.

FRITSCH, Rosangela; HEIJMANS, Rosemary. O “novo paradigma da politecnia” na experiência do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul. Educação Unisinos. v. 22, n. 2, abril-junho de 2018.

GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no Paraná: avanços e desafios. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GRABOWSKI, Gabriel; KUENZER, Acácia Zeneida. Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 297–318, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10762. Acesso em 1 jan. 2019.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Marco de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

MORAES, Francisco de; KÜLLLER, José Antonio. Currículos integrados no Ensino Médio e na Educação Profissional: desafios, experiências e propostas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2016, 400p.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782015000401057&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 jan. 2019.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: Princípios e Procedimentos. 8 ed. Campinas: Pontes, 2009.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e leitura. 9 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In.: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 106 – 127.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SANT'ANNA, Sita Mara Lopes. Os sentidos nas perguntas dos professores da Educação de Jovens e Adultos. 2009. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médias, 1998.

SAVIANI, Demerval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos históricos e ontológicos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, 2007, v. 12, n. 34. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34-/a12v1234.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

SOARES, Leôncio. As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de EJA. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 303 – 322, ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000200014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 23 jul. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Publiée

2020-09-04

Comment citer

PEREIRA, G. S.; SANT`ANNA, S. M. L. DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO: SENTIDOS E CONCEPÇÕES DO CURRÍCULO INTEGRADO EM UMA PROPOSTA DE PROEJA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 149–168, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.19945. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19945. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS