ENSINO INTEGRADO COMO PROJETO POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / Integrated education as a political project of social transformation

Autores

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo UFPA
  • Doriedson do Socorro Rodrigues UFPA
  • Gilmar Pereira da Silva UFPA

Palavras-chave:

Filosofia da práxis, Ensino Integrado, Práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho traz uma sistematização de ideias que têm servido como referências para práticas pedagógicas contra-hegemônicas, tendo em vista a possibilidade de orientarem a definição das finalidades de uma prática pedagógica integradora. Problematiza a possibilidade de soluções apenas didáticas para a experimentação do projeto de ensino integrado e, por meio de pesquisa bibliográfica, com base no materialismo histórico-dialético, sustenta que mais importante que a definição de técnicas e procedimentos capazes de promover a integração é o compromisso ético-político com a formação ampla dos trabalhadores e com a sua emancipação. Conclui reconhecendo que há procedimentos que favorecem mais ou menos a integração de saberes e entre o pensar e o fazer, mas que esta não pode ser condicionada ao uso de técnicas adequadas.

Biografia do Autor

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo, UFPA
    Professor do Instituto de Educação da UFPA (Graduação e Pós-Graduação). Doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador da área de Trabalho e Educação. Bolsista produtividade do CNPq.
  • Doriedson do Socorro Rodrigues, UFPA
    Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Doutor em Educação pela UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal do Pará - GEPTE/UFPA.
  • Gilmar Pereira da Silva, UFPA
    Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Doutor em Educação pela UFRN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal do Pará - GEPTE/UFPA.

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Publicado

2014-04-19

Como Citar

ENSINO INTEGRADO COMO PROJETO POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / Integrated education as a political project of social transformation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 161–186, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9302. Acesso em: 23 jun. 2025.

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