ENSINO INTEGRADO COMO PROJETO POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / Integrated education as a political project of social transformation

Autores

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo UFPA
  • Doriedson do Socorro Rodrigues UFPA
  • Gilmar Pereira da Silva UFPA

Palavras-chave:

Filosofia da práxis, Ensino Integrado, Práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho traz uma sistematização de ideias que têm servido como referências para práticas pedagógicas contra-hegemônicas, tendo em vista a possibilidade de orientarem a definição das finalidades de uma prática pedagógica integradora. Problematiza a possibilidade de soluções apenas didáticas para a experimentação do projeto de ensino integrado e, por meio de pesquisa bibliográfica, com base no materialismo histórico-dialético, sustenta que mais importante que a definição de técnicas e procedimentos capazes de promover a integração é o compromisso ético-político com a formação ampla dos trabalhadores e com a sua emancipação. Conclui reconhecendo que há procedimentos que favorecem mais ou menos a integração de saberes e entre o pensar e o fazer, mas que esta não pode ser condicionada ao uso de técnicas adequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Marcos de Lima Araújo, UFPA

Professor do Instituto de Educação da UFPA (Graduação e Pós-Graduação). Doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador da área de Trabalho e Educação. Bolsista produtividade do CNPq.

Doriedson do Socorro Rodrigues, UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Doutor em Educação pela UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal do Pará - GEPTE/UFPA.

Gilmar Pereira da Silva, UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Doutor em Educação pela UFRN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal do Pará - GEPTE/UFPA.

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

ARAÚJO, R. M. de L.; RODRIGUES, D. do S.; SILVA, G. P. da. ENSINO INTEGRADO COMO PROJETO POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / Integrated education as a political project of social transformation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 161–186, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9302. Acesso em: 17 out. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)