ANTONIO GRAMSCI ENTRE AS DUAS INTERNACIONAIS

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.29774

Mots-clés :

Gramsci, Internacionais, Formação

Résumé

Este texto tem como objetivo entender as principais influências intelectuais e políticas que incidirão sobre a personalidade do Jovem Gramsci, e que de certa maneira permanecerão e serão reformuladas no Gramsci da maturidade no cárcere fascista. Nesse sentido, foi realizado um levantamento bibliográfico amplo sobre as principais fontes (fatos e obras) com as quais Gramsci dialetizará nos contextos das Duas Internacionais. Como resultado da pesquisa, percebe-se o leque amplo de incidências que ajudaram a moldar a personalidade intelectual e política do jovem sardo e como também Gramsci se relacionara criticamente com toda aquela atmosfera rica de ideias e transformações sociais. Conceitos como Revolução Passiva, Hegemonia, Guerra de Movimento e Guerra de Posição, dentre outros, emergirão nesse confronto com o ambiente profícuo em que Gramsci estava inserido.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Herbert Glauco de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

outor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Possui Graduação em Pedagogia pela UFMG, sendo Licenciado em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com formação complementar em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica. Foi Professor Substituto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais atuando nas seguintes áreas de conhecimento: Direitos Sociais, Trabalho, Educação e Cidadania; Educação e Novas Configurações do Trabalho; Movimentos Sociais, Direito à Educação e Formulação de Políticas Públicas; Política Educacional no Brasil. Atuou na área de Fundamentos da Educação: Política e Gestão Educacional como Professor Substituto na Universidade Federal de Ouro Preto durante o ano de 2014. Realiza estudos nas áreas de Filosofia da Educação, Ciência Política, Trabalho e Educação, Cinema e Educação.

Références

AGGIO, Alberto; HENRIQUES, Luiz Sérgio. Prefácio à edição brasileira. In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

ANDREUCCI, Franco. A difusão e a vulgarização do marxismo. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

DE FELICE, Franco. Introduzione. In: GRAMSCI, Antonio. Quaderno 22: Americanismo e Fordismo. Torino: Giulio Einaudi, 1978.

DI BIAGGIO, Anna. Hegemonia leninista, hegemonia gramsciana. In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

DORE SOARES, Rosemary. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.

FETSCHER, Irving. Bernstein e o desafio à ortodoxia. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GRAMSCI, Antonio. Lettere dal carcere. Edizione elettronica dell’International Gramsci Society.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Edizione critica dell’Istituto Gramsci. A cura di Valentino Gerratana. Torino: Giulio Einaudi, 1975.

GRAMSCI, Antonio. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos entre 1916-1935 - Carlos Nelson Coutinho (Org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

GUALTIERI, Roberto. A análise internacional e o desenvolvimento da filosofia da práxis. In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

KNEI-PAZ, Baruch. Trótski: revolução permanente e revolução do atraso. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo V: o marxismo na época da Terceira Internacional (A Revolução de Outubro; O Austromarxismo). Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sérgio Henriques e Amélia Rosa Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

OLDRINI, Guido. Gramsci e Lukács, adversários do marxismo da Segunda Internacional. Crítica Marxista, São Paulo, Xamã, v.1, n.8, 1999, p.67-80.

PONS, Silvio. O grupo dirigente do PCI e a “questão russa” (1924-1926). In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

RAPONE, Leonardo. O jovem Gramsci: cinco anos que parecem séculos 1914-1919. Tradução: Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Contraponto; Brasília, DF: Fundação Astrojildo Pereira, 2014, 1. ed.

REIMAN, Michal. Os bolcheviques desde a guerra mundial até Outubro. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo V: o marxismo na época da Terceira Internacional (A Revolução de Outubro; O Austromarxismo). Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sérgio Henriques e Amélia Rosa Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

STEINBERG, Hans-Josef. O partido e a formação da ortodoxia marxista. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

WALDENBERG, Marek. A estratégia política da social-democracia alemã. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Publiée

2021-05-19

Comment citer

SOUZA, H. G. de. ANTONIO GRAMSCI ENTRE AS DUAS INTERNACIONAIS: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 87–104, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.29774. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/29774. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.