EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL
CONTRADIÇÕES DO COMPLEXO EDUCATIVO NA SOCIEDADE DE CLASSES
DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.40622Mots-clés :
Educação, Sociedade de Classes, Crise EstruturalRésumé
As reflexões realizadas no presente trabalho têm como fundamentação a filosofia marxista. Com base nos construtos teóricos e metodológicos ancorados no materialismo histórico dialético tecemos considerações acerca da educação imersa na sociedade capitalista, no intuito de refletir sobre o papel histórico do complexo educativo dentro da sociedade de classes, bem como as contradições que permeiam a educação. O movimento dialético realizado neste trabalho se inicia com um esforço intelectual para compreender o fenômeno educacional em suas múltiplas dimensões, de modo que para tal feito, o método histórico dialético marxista foi utilizado para entender as problemáticas estruturais que cercam o complexo educacional. A concepção marxista de que só é possível compreender o fenômeno a partir da gênese resulta em breves apontamentos sobre a origem das contradições históricas da educação e sobre a crise estrutural como reflexo da decadência do capitalismo como modelo social. O debate e diálogo com obras marxianas e lukacsianas, bem como com importantes intérpretes marxistas permitem realizar reflexões sobre as possibilidades de articulação no campo da educação e em relação a potencialidade do complexo educacional diante dos entraves do capitalismo. A luta por uma educação crítica, que de fato consiga concretizar e levar para a classe trabalhadora a arte, a cultura e o conhecimento científico para a construção de um projeto de sociedade que ultrapasse os limites impostos pela sociedade capitalista.
Téléchargements
Références
AMORIM, Maria Gorete Rodrigues de. Educação para o Trabalho no Capitalismo: o ProJovem como negação da formação humana. - São Paulo: Instituto Lukács, 2018.
CARVALHO, E. A produção dialética do conhecimento. Maceió: Coletivo veredas, 2017.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
LIMA, Marteana Ferreira de; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. O complexo da educação em lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 73-94, 2011.
LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social II. Traduzido por Sérgio Lessa e revisado por Mariana Andrade. Maceió: Coletivo Veredas, 2018. 1457 p.
MACENO, Talvanes Eugenio. Educação e reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.
MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007a.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2006.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. O Capital. São Paulo: Abril, Cultural, 1983. v.I.
MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo do século XXI / Tradução Ana Cotrim, Vera Cotrim. – São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011a.
MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Tradução de Francisco Raul Cortejo et al. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011b.
NASCIMENTO, João Bosco Brito do. A violência na sociedade e na educação em Marx e Engels. 2019. 262 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (2019).
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SANTOS, Deribaldo. Educação e precarização profissionalizante: crítica à integração da escola com o mercado. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.
TASSIGNY Mônica Mota. Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação. Revista Brasileira de Educação – n. 25 (2004)
TONET, Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
TONET, Ivo. Sobre o socialismo. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
TONET, Ivo. Atividades Educativas Emancipadoras. Rev. Práxis Educativa, v. 9, n. 1, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Trabalho & Educação 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.