A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
Mots-clés :
Educação, Trabalho, Os três porquinhos, PinóquioRésumé
Com base nas considerações de Foucault (1968) acerca do trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante de Sousa Santos (2008), e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil segundo Ariès (1981) e Zilberman (2003), objetiva analisar dois contos modernos: As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, com o intuito de demonstrar como as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante são retratadas em elementos destes contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. As categorias levantadas permitiram a análise dos contos vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico, nos conduzindo a uma melhor compreensão dessa via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e de subalternização de saberes outros que, por intermédio da educação, nos é transmitida desde a mais tenra infância.Téléchargements
Publiée
2012-02-16
Numéro
Rubrique
ARTIGOS
Licence
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Comment citer
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 35–47, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705. Acesso em: 19 janv. 2025.