PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR ENTRE A PRECARIZAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO / Practices of non-school education between precarization and professionalization

Auteurs

  • Eliana Perez Gonçalves de Moura Universidade Feevale
  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale
  • Magali Mendes de Menezes Universidade Federal do rio Grande do sul

Mots-clés :

Educação não escolar, Formação de educadores, Profissionalização, Trabalho precarizado

Résumé

O texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor - fruto da nova organização produtiva - que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa - do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação - desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura "naturalizante" dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora Titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão da Feevale. 

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela UFRGS; Graduada em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul. Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão da Feevale. 

Magali Mendes de Menezes, Universidade Federal do rio Grande do sul

 Doutora e Mestre em Filosofia pela Pucrs; Doutora pela Université de Toulouse - Le Mirail (Doutorado Sanduíche); Graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Professora Adjunta II da UFRGS, área de Filosofia da Educação. 

Téléchargements

Publiée

2014-12-18

Comment citer

MOURA, E. P. G. de; ZUCCHETTI, D. T.; MENEZES, M. M. de. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR ENTRE A PRECARIZAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO / Practices of non-school education between precarization and professionalization. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 87–100, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9256. Acesso em: 8 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS